A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Edson Alfredo Martins Smaniotto, em sessão solene na noite desta terça-feira (5), no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
O autor da homenagem e presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou a carreira de Smaniotto, que atuou como promotor de justiça do Ministério Público de Goiás, juiz substituto e desembargador do TJDFT, entre outros cargos. O parlamentar exaltou, especialmente, atributos do homenageado, como a amizade e a lealdade. “Esse título engrandece Brasília”, afirmou o parlamentar, ao acrescentar que a honraria é uma forma de reconhecimento à trajetória de Smaniotto.
O profissionalismo do agraciado foi ressaltado por colegas, como o advogado João Pedro Barros. “Temos a chance de homenagear uma unanimidade, que nos impõe melhorarmos como seres humanos e como profissionais do Direito”, pontuou. Em uníssono, o advogado Gustavo de Castro Afonso narrou o privilégio de trabalhar com Smaniotto, a quem considerou justo merecedor da honraria.
Filho do homenageado, o advogado Paulo Renato Smaniotto salientou os ensinamentos do pai, professor da área. “Todos que foram alunos do professor Smaniotto lembram do que ele diz, que o fato típico é a perfeita adequação entre o fato da vida e a norma jurídica”, citou, ao fazer uma analogia com a homenagem da CLDF, classificada por ele como “perfeitamente adequada”.
Por sua vez, a filha do agraciado, Simone Smaniotto, contou sobre a vinda da família para Brasília e agradeceu a cidadania honorária. No mesmo sentido, a neta, Valentina Smaniotto, relatou o orgulho e o respeito pelo avô. “O título é mais do que uma homenagem, é um reconhecimento a uma vida inteira dedicada ao bem”, disse.
Honra
Ao receber a homenagem, Edson Smaniotto declarou: “É uma honra imensa e me sinto extremamente feliz”. Ele rememorou fatos marcantes de sua vida, como sua chegada a Brasília, e mostrou a foto do “momento exato” em que pisou na cidade.
Ao término de seu agradecimento, Smaniotto foi aplaudido de pé por alunos e autoridades que prestigiaram o evento.