Israel Responde com Suspensão de Exportações e Acusações de Hostilidade e Antissemitismo
No domingo (15), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, expressou críticas a Israel, que está em confronto com o grupo radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Petro afirmou: “Se tivermos que suspender as relações externas com Israel, nós suspenderemos. Não apoiamos genocídios. Não se insulta o presidente da Colômbia.”
A declaração foi uma resposta ao pedido da chancelaria de Israel para uma “conversa de repreensão” com a embaixadora colombiana no país, devido às recentes declarações de Petro, que comparou o governo israelense aos nazistas.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou as declarações como “hostis e antissemitas”. O porta-voz Lior Haiat afirmou que as palavras do presidente colombiano indicam apoio às ações do Hamas, levando Israel a decidir interromper as exportações de segurança para a Colômbia.
Veja também Em outubro, 550 empresas novas empresas foram registradas em Goiás a mais que no mesmo período de 2023 (Fotos: Agência Cora) Goiás registrou a abertura de 3.310 empresas no mês… Ser maior de 21 anos e possuir habilitação na categoria D estão entre os requisitos mínimos necessários para se inscrever; aulas começam em 27 de novembro Zélia Ferreira (Brasília… Em evento realizado na última semana, o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal (OAB-DF), Everardo Gueiros (conhecido como VeVe), reafirmou seu compromisso de… Após as especulações de que Ana Hickmann iria sair da Record, a apresentadora e a emissora tomaram uma decisão sobre o futuro da famosa no canal. Ana Hickmann irá renovar… Durante este fim de semana, diversas atividades fomentadas pelas secretarias de Turismo (Setur-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) vão garantir uma agenda movimentada para os brasilienses. Para apreciadores… Responsável pelo trabalho Educação em saúde no Centro de Educação Infantil 2 de Taguatinga: preservando o sorriso, vencedor da I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do DF, um… Bolsonaro fez apelo a Donald Trump após o aliado vencer a eleição à Presidência dos Estados Unidos e conquistar a maioria no parlamento FONTE: METRÓPOLES Jair Bolsonaro revelou pedido a… Supremo validou a flexibilização do formato de contratação de servidores; prática pode beneficiar administração pública e traz menos estabilidade para o trabalhador FONTE: CNN BRASIL Com a flexibilização do formato… Pau Cubarsí recebeu chute no rosto durante goleada contra o Estrela Vermelha FONTE: CNN BRASIL Na goleada do Barcelona contra o Estrela Vermelha, por 5 a 2, o jovem zagueiro… Atrás na audiência na disputa com a Netflix e numa luta diária com o Prime Vídeo e Max, o Globoplay definiu um pacotão de novidades em busca de novos assinantes,…
Petro, por sua vez, caracterizou como “discurso de ódio” a ordem do Ministro da Defesa israelense para cercar e impor um bloqueio total a Gaza. Ele comparou a situação em Gaza à destruição do gueto de Varsóvia pelos nazistas, destacando que o governo colombiano apoia as resoluções da ONU para dois Estados livres, um israelense e outro palestino, e pede o fim da ocupação militar israelense no Estado palestino.
A Confederação das Comunidades Judaicas da Colômbia condenou as declarações do presidente, alegando que suas palavras parecem justificar as ações do Hamas. As tensões diplomáticas entre Colômbia e Israel se intensificaram, resultando na suspensão das exportações de segurança por parte de Israel.
Veja também