Esquerdista Gustavo Petro, presidente da Colômbia ameaça Israel

Israel Responde com Suspensão de Exportações e Acusações de Hostilidade e Antissemitismo

No domingo (15), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, expressou críticas a Israel, que está em confronto com o grupo radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Petro afirmou: “Se tivermos que suspender as relações externas com Israel, nós suspenderemos. Não apoiamos genocídios. Não se insulta o presidente da Colômbia.”

A declaração foi uma resposta ao pedido da chancelaria de Israel para uma “conversa de repreensão” com a embaixadora colombiana no país, devido às recentes declarações de Petro, que comparou o governo israelense aos nazistas.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou as declarações como “hostis e antissemitas”. O porta-voz Lior Haiat afirmou que as palavras do presidente colombiano indicam apoio às ações do Hamas, levando Israel a decidir interromper as exportações de segurança para a Colômbia.

Veja também

Em outubro, 550 empresas novas empresas foram registradas em Goiás a mais que no mesmo período de 2023 (Fotos: Agência Cora) Goiás registrou a abertura de 3.310 empresas no mês…

Ser maior de 21 anos e possuir habilitação na categoria D estão entre os requisitos mínimos necessários para se inscrever; aulas começam em 27 de novembro   Zélia Ferreira (Brasília…

Em evento realizado na última semana, o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal (OAB-DF), Everardo Gueiros (conhecido como VeVe), reafirmou seu compromisso de…

Após as especulações de que Ana Hickmann iria sair da Record, a apresentadora e a emissora tomaram uma decisão sobre o futuro da famosa no canal. Ana Hickmann irá renovar…

Durante este fim de semana, diversas atividades fomentadas pelas secretarias de Turismo (Setur-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) vão garantir uma agenda movimentada para os brasilienses. Para apreciadores…

Responsável pelo trabalho Educação em saúde no Centro de Educação Infantil 2 de Taguatinga: preservando o sorriso, vencedor da  I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do DF,  um…

Bolsonaro fez apelo a Donald Trump após o aliado vencer a eleição à Presidência dos Estados Unidos e conquistar a maioria no parlamento FONTE: METRÓPOLES Jair Bolsonaro revelou pedido a…

Supremo validou a flexibilização do formato de contratação de servidores; prática pode beneficiar administração pública e traz menos estabilidade para o trabalhador FONTE: CNN BRASIL Com a flexibilização do formato…

Pau Cubarsí recebeu chute no rosto durante goleada contra o Estrela Vermelha FONTE: CNN BRASIL Na goleada do Barcelona contra o Estrela Vermelha, por 5 a 2, o jovem zagueiro…

Atrás na audiência na disputa com a Netflix e numa luta diária com o Prime Vídeo e Max, o Globoplay definiu um pacotão de novidades em busca de novos assinantes,…


 

Petro, por sua vez, caracterizou como “discurso de ódio” a ordem do Ministro da Defesa israelense para cercar e impor um bloqueio total a Gaza. Ele comparou a situação em Gaza à destruição do gueto de Varsóvia pelos nazistas, destacando que o governo colombiano apoia as resoluções da ONU para dois Estados livres, um israelense e outro palestino, e pede o fim da ocupação militar israelense no Estado palestino.

A Confederação das Comunidades Judaicas da Colômbia condenou as declarações do presidente, alegando que suas palavras parecem justificar as ações do Hamas. As tensões diplomáticas entre Colômbia e Israel se intensificaram, resultando na suspensão das exportações de segurança por parte de Israel.

Veja também

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui