EUA sancionam ministro do STJ Benedito Gonçalves

Revogação de visto atinge magistrado próximo a Alexandre de Moraes e ao PT

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves foi alvo de sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos nesta segunda-feira (22), incluindo a revogação de visto.

De acordo com autoridades americanas, a medida decorre do apoio direto de Gonçalves a Alexandre de Moraes na implementação de ações classificadas como censura e perseguição política contra opositores e críticos do governo Lula.

Indicado ao STJ em 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gonçalves sempre manteve proximidade com o campo petista e chegou a ser cogitado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Seu nome também apareceu em mensagens da Operação Lava Jato, em que pedia apoio ao empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, para viabilizar sua ascensão ao STF.

No Tribunal Superior Eleitoral, como corregedor-geral, Benedito Gonçalves ganhou destaque ao adotar decisões polêmicas durante as eleições de 2022. Entre elas, a proibição de transmissões ao vivo de Jair Bolsonaro a partir do Palácio da Alvorada e a restrição do uso de imagens de eventos oficiais, como o desfile de 7 de setembro, o funeral da Rainha Elizabeth II e o discurso na ONU.

As medidas tiveram impacto direto na disputa eleitoral e foram criticadas por juristas independentes como exemplos de parcialidade e abuso de poder.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui