Força é responsável por autorizar explosivos e pediu mais tempo para ajustar a logística da demolição do Torre Palace
O adiamento da implosão do Torre Palace Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, foi solicitado pelo Exército Brasileiro, órgão responsável por autorizar, fiscalizar e definir os protocolos de segurança para o uso de explosivos no país. Inicialmente prevista para domingo (21), a demolição foi remarcada para 25 de janeiro de 2026.
Segundo as informações oficiais, a decisão teve como objetivo garantir melhor organização logística e reforçar as medidas de segurança da operação, considerada complexa por estar localizada em uma área central de Brasília, próxima ao Eixo Monumental.
No Brasil, explosivos, detonadores e acessórios são classificados como Produtos Controlados pelo Exército (PCE). Cabe à Força não apenas autorizar o uso desse material, mas também atuar de forma integrada com outros órgãos para prevenir acidentes e proteger a população no entorno.
O Torre Palace Hotel está fechado desde 2013 e foi adquirido por um grupo do setor hoteleiro, que pretende construir um novo empreendimento no local. A implosão ficará a cargo da empresa RVS Construções e Demolições, especializada nesse tipo de operação urbana.
Projetado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj, o edifício possui 14 andares e 140 apartamentos. Durante décadas, hospedou autoridades, diplomatas e empresários, mas entrou em decadência após a morte do fundador, tornando-se alvo de invasões e depredações.
De acordo com dados técnicos, foram realizados 938 furos estruturais, com o uso de 165,56 quilos de explosivos do tipo Ibegel SSP. O material será instalado em pavimentos específicos, totalizando 600,78 metros perfurados nos pilares, com colapso planejado para ocorrer com leve inclinação para o Leste.
A operação contará com apoio da Defesa Civil, Polícia Militar, Detran e Corpo de Bombeiros. No dia da implosão, haverá evacuação preventiva dos hotéis mais próximos, como medida adicional para garantir a segurança da população.
#bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa #politica #politicadf #distritofederal #brasília #gdf #cldf #torrepalace #implosao #exercitobrasileiro #segurancapublica #urbanismo #brasiliahistorica






