Filmes que retratam aspectos do mundo natural fecham a Mostra Brasília nesta sexta (6)


Filmes que retratam aspectos do mundo natural fecham a Mostra Brasília nesta sexta (6)

A sessão encerra a disputa pelo 26º Troféu Câmara Legislativa; os vencedores serão anunciados na solenidade de premiação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no sábado (7).

“Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu”, “Cemitério Verde” e “Tesouro Natterer” são os filmes que encerram, nesta sexta-feira (6), a competição pelo 26º Troféu Câmara Legislativa dentro do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dirigidos, respectivamente, por Clarice Cardell, Maurício Chades e Renato Barbieri, cada título, a sua maneira, aborda aspectos do mundo natural.

Os dois primeiros são curtas-metragens: um de animação e o outro de ficção. Já a produção que fecha a noite é um documentário. Os filmes serão exibidos, a partir das 18 horas, na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília e em espaços culturais do Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul), com entrada gratuita. 

Em “Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu”, os gêmeos Sol e Lua vivem uma jornada em busca de sua mãe que foi engolida por uma sucuri. O roteiro é uma livre leitura da cosmogonia do povo Kamayurá, e os elementos são ilustrados por animações misturadas com imagens em live-action captadas e interpretadas pela comunidade do Hiulaya, no Alto Xingu, embaladas por canções de ninar indígenas. A diretora, Clarice Cardell, é uma conhecida atriz brasiliense.

Por sua vez, “Cemitério Verde” conta a história de Lavina, que se aposenta e conquista a casa própria em uma pequena cidade no meio do Cerrado. Nem grama cresce no solo degradado do novo quintal, o que inspira a personagem a plantar um jardim sintrópico – sistema de cultivo agroflorestal que visa a restaurar o ambiente natural. O curta é dirigido por Maurício Chades, que é formado em cinema e mestre em arte pela Universidade de Brasília (UnB). Seus trabalhos já foram mostrados em festivais de cinema e exposições nacionais e internacionais.

Com uma carreira ligada ao cinema, televisão, filmes educativos e processos de aprimoramento de obras audiovisuais, Renato Barbieri tem uma vasta e premiada filmografia.  Em 1998, recebeu o prêmio de melhor longa-metragem na terceira edição do Troféu Câmara Legislativa com “Atlântico Negro – na Rota dos Orixás”. Nesta 26ª edição, apresenta o longa documental “Tesouro Natterer” sobre o naturalista e explorador austríaco Johann Natterer (1787-1843), que chegou ao Brasil na expedição realizada em torno da, então, arquiduquesa Leopoldina, que veio ao país para casar-se com Dom Pedro I.

Natterer permaneceu 18 anos em terras brasileiras, o que resultou em uma coleção de mais de 50 mil objetos, compondo a “Coleção Natural” e o maior acervo etnográfico sobre povos indígenas do Brasil, preservados em dois dos principais museus de Viena: o Museu de História Natural e o Weltmuseum Wien, onde o cineasta pesquisou para realizar seu filme.

Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa

A Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa prossegue nesta sexta-feira (6), com entrada gratuita (é necessário retirar o ingresso), e começa às 18 horas na sala Vladimir Carvalho, no Cine Brasília (EQS 106/107), com a presença das equipes das produções. As sessões também acontecem, simultaneamente, no Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul). As exibições contam com legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo.

Ao todo, 12 filmes concorrem ao 26º Troféu Câmara Legislativa. São R$ 240 mil em prêmios para as melhores produções (júris oficial e popular) e categorias técnicas (como direção, roteiro e fotografia, entre outras).

Os vencedores serão conhecidos durante o encerramento do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, neste sábado (7), e a escolha dos vencedores será feita pelo júri formado por Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor e produtor cultural. 

Em cartaz

Sexta-feira (6/12), às 18 horas

Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu, de Clarice Cardell
Distrito Federal, Animação, 20 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre

 

Cemitério Verde, de Maurício Chades
Distrito Federal/Goiás, Ficção/Experimental, 24 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre

 

Tesouro Natterer, de Renato Barbieri
Distrito Federal, Documentário, 84 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre

 



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui