Filmes que retratam aspectos do mundo natural fecham a Mostra Brasília nesta sexta (6)
A sessão encerra a disputa pelo 26º Troféu Câmara Legislativa; os vencedores serão anunciados na solenidade de premiação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no sábado (7).
“Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu”, “Cemitério Verde” e “Tesouro Natterer” são os filmes que encerram, nesta sexta-feira (6), a competição pelo 26º Troféu Câmara Legislativa dentro do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dirigidos, respectivamente, por Clarice Cardell, Maurício Chades e Renato Barbieri, cada título, a sua maneira, aborda aspectos do mundo natural.
Os dois primeiros são curtas-metragens: um de animação e o outro de ficção. Já a produção que fecha a noite é um documentário. Os filmes serão exibidos, a partir das 18 horas, na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília e em espaços culturais do Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul), com entrada gratuita.
Em “Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu”, os gêmeos Sol e Lua vivem uma jornada em busca de sua mãe que foi engolida por uma sucuri. O roteiro é uma livre leitura da cosmogonia do povo Kamayurá, e os elementos são ilustrados por animações misturadas com imagens em live-action captadas e interpretadas pela comunidade do Hiulaya, no Alto Xingu, embaladas por canções de ninar indígenas. A diretora, Clarice Cardell, é uma conhecida atriz brasiliense.
Por sua vez, “Cemitério Verde” conta a história de Lavina, que se aposenta e conquista a casa própria em uma pequena cidade no meio do Cerrado. Nem grama cresce no solo degradado do novo quintal, o que inspira a personagem a plantar um jardim sintrópico – sistema de cultivo agroflorestal que visa a restaurar o ambiente natural. O curta é dirigido por Maurício Chades, que é formado em cinema e mestre em arte pela Universidade de Brasília (UnB). Seus trabalhos já foram mostrados em festivais de cinema e exposições nacionais e internacionais.
Com uma carreira ligada ao cinema, televisão, filmes educativos e processos de aprimoramento de obras audiovisuais, Renato Barbieri tem uma vasta e premiada filmografia. Em 1998, recebeu o prêmio de melhor longa-metragem na terceira edição do Troféu Câmara Legislativa com “Atlântico Negro – na Rota dos Orixás”. Nesta 26ª edição, apresenta o longa documental “Tesouro Natterer” sobre o naturalista e explorador austríaco Johann Natterer (1787-1843), que chegou ao Brasil na expedição realizada em torno da, então, arquiduquesa Leopoldina, que veio ao país para casar-se com Dom Pedro I.
Natterer permaneceu 18 anos em terras brasileiras, o que resultou em uma coleção de mais de 50 mil objetos, compondo a “Coleção Natural” e o maior acervo etnográfico sobre povos indígenas do Brasil, preservados em dois dos principais museus de Viena: o Museu de História Natural e o Weltmuseum Wien, onde o cineasta pesquisou para realizar seu filme.
Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa
A Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa prossegue nesta sexta-feira (6), com entrada gratuita (é necessário retirar o ingresso), e começa às 18 horas na sala Vladimir Carvalho, no Cine Brasília (EQS 106/107), com a presença das equipes das produções. As sessões também acontecem, simultaneamente, no Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul). As exibições contam com legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo.
Ao todo, 12 filmes concorrem ao 26º Troféu Câmara Legislativa. São R$ 240 mil em prêmios para as melhores produções (júris oficial e popular) e categorias técnicas (como direção, roteiro e fotografia, entre outras).
Os vencedores serão conhecidos durante o encerramento do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, neste sábado (7), e a escolha dos vencedores será feita pelo júri formado por Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor e produtor cultural.
Em cartaz
Sexta-feira (6/12), às 18 horas
Kwat e Jaí – Os Bebês Heróis do Xingu, de Clarice Cardell
Distrito Federal, Animação, 20 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre
Cemitério Verde, de Maurício Chades
Distrito Federal/Goiás, Ficção/Experimental, 24 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre
Tesouro Natterer, de Renato Barbieri
Distrito Federal, Documentário, 84 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre