A população do Distrito Federal já está em clima de fim de ano e se prepara para os festejos de Natal e Réveillon. Para garantir segurança no ir e vir dos cidadãos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) planeja ações preventivas de fiscalização viária. A operação Boas Festas 2024 começa nesta quinta-feira (28) e se estende até o dia 5 de janeiro de 2025.
Serão 1,3 mil ações de fiscalização, dos quais 80 do tipo blitz, 370 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 850 pontos de demonstração. O trabalho dos agentes ocorrerá de forma preventiva e, também, com pontos bloqueios e grandes blitzes diurnas e noturnas em todas as regiões administrativas do DF.
Lei Seca
No período festivo de fim de ano, o consumo de bebida alcoólica aumenta consideravelmente. Como dirigir sob efeito de álcool é um dos principais fatores de risco dos sinistros de trânsito com vítimas fatais, o principal foco da operação Boas Festas 2024 será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos.
“Com o início do período de férias nas faculdades e do recesso de fim de ano, verificamos um aumento no movimento em bares e restaurantes, resultando, infelizmente, num crescimento da quantidade de condutores que insistem em beber e dirigir. Por isso, o Detran-DF estará nas ruas para fiscalizar esses condutores durante todos os horários, para evitar que essa atitude imprudente possa gerar riscos aos demais usuários da via. Queremos que as pessoas possam confraternizar com segurança e responsabilidade”, enfatiza o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto.
Locais e horários
O Detran-DF mapeou os locais de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros. As ações no horário do almoço são um diferencial da operação, que foca também nas confraternizações em grandes restaurantes da capital.
Os dias e horários das ações da operação Boas Festas também são definidos com base nos registros de flagrantes de alcoolemia e de sinistros de trânsito, já que o principal objetivo do Detran-DF não é impedir a diversão e o consumo de bebida alcoólica, mas evitar que momentos de celebração se transformem em tragédias no trânsito.
*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal