Ao longo desta quinta-feira (27/3), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura se reúne na Biblioteca Nacional de Brasília. O evento tem como objetivo a discussão de políticas culturais e conta com a participação de delegações das cinco regiões do país.
Anfitrião do encontro, o Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, ressaltou a relevância do fórum como um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no Brasil. O secretário enfatizou que esta edição ocorre em um momento muito importante de discussão sobre recursos para a cultura e sobre sua valorização para o país. “Para nós do DF, é motivo de orgulho estar sediando um evento como este, mas principalmente de responsabilidade em discutir, pensar e lutar pela cultura nacional”, destacou Abrantes.
O Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Fernandes Noronha, explica que este encontro é muito significativo, dada a recente aprovação do Orçamento, no Congresso Nacional, e a notícia de um corte na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). “Precisamos entender as consequências deste corte e buscar a sua reversão”, disse.
Inclusive, a questão do orçamento e da perenidade da PNAB será abordada pelo fórum em reunião técnica com o Secretário Especial de Análise Governamental da Casa Civil. Bruno Moretti, e com o Secretário-Executivo do Ministério da Cultura (Minc), Márcio Tavares.
Mais à noite, o fórum inaugura sua sede no 2º andar da Biblioteca Nacional. “Após 40 anos conseguimos nos formalizar, estabelecer uma equipe, ter orçamento e, agora, um espaço físico para atuar em Brasília – graças a parceria com a SECEC-DF”, enfatizou Fabrício Noronha.