GDF ampliará acesso ao dispositivo de proteção a vítimas de violência para combater feminicídio

Medida do Governo do Distrito Federal permitirá entrega do dispositivo Viva Flor às vítimas na própria delegacia de atendimento à mulher

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a ampliação do acesso ao dispositivo de proteção e acompanhamento Viva Flor para vítimas de violência doméstica. A medida, revelada pela governadora em exercício Celina Leão durante o Correio Debate – Combate ao Feminicídio: Responsabilidade de Todos, promovido pelo jornal Correio Braziliense, visa garantir a segurança das mulheres desde o momento do registro da ocorrência na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) até a apreciação da medida cautelar pelo Poder Judiciário. Com a mudança, o equipamento será entregue na própria delegacia, possibilitando maior proteção às vítimas.
O GDF também destinou recursos para a capacitação de profissionais e aquisição de novos equipamentos. Atualmente, o programa Viva Flor monitora 417 mulheres e homens por meio de um aplicativo que permite a localização da vítima em tempo real por georreferenciamento em todo o Distrito Federal.
Nas ações de prevenção ao feminicídio, a governadora destacou os esforços do GDF, incluindo a criação da Secretaria da Mulher (SMDF), a instituição da Rede Distrital de Proteção aos Órfãos do Feminicídio e a garantia de sigilo sobre dados de mulheres em situação vulnerável.
Além disso, o projeto de lei para criação de uma bolsa auxílio aos órfãos do feminicídio será encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A governadora ressaltou a importância da participação da sociedade civil no enfrentamento desse crime, enquanto o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, enfatizou a necessidade de focar na prevenção, buscando evitar que casos de violência se tornem feminicídios.
O governo federal também está em parceria com o GDF para a construção de quatro Centros de Referência de Atendimento à Mulher, que serão chamados de Casas da Mulher Brasileira, com o objetivo de oferecer um atendimento único e interativo para vítimas de violência doméstica.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui