GDF investe mais de R$ 90 milhões para construir terceira faixa e viaduto na BR-020

Obras vão beneficiar cerca de 80 mil motoristas por dia e melhorar a mobilidade da região Norte

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Aguardada pelos moradores da região Norte do Distrito Federal e Entorno, a construção da terceira faixa de rolamento da BR-020 foi autorizada nesta sexta-feira (19) pelo governador Ibaneis Rocha. No evento, o chefe do Executivo também anunciou um viaduto em Planaltina, entre a BR-020 e a DF-128. Juntas, as duas obras somam mais de R$ 90,4 milhões em investimentos.

A BR-020 é o trajeto diário para cerca de 80 mil motoristas, ligando Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina, Arapoanga, Planaltina de Goiás e Formosa ao Plano Piloto. Há muitas décadas, os motoristas pedem a construção de uma terceira pista para melhorar o fluxo e, principalmente, dar mais segurança. O viaduto é muito solicitado pela população de Planaltina. Agora, ambos os pedidos serão atendidos.

Ibaneis Rocha: “A gente sabe a importância de ter um transporte público e vias de qualidade. Entregamos o Complexo Viário Governador Joaquim Roriz, mais adiante fizemos o Viaduto de Sobradinho” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

A rodovia é considerada uma das mais perigosas do DF, o que reforça a necessidade dessas intervenções. Segundo o Guia CNT de Segurança nas Rodovias 2023, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a rodovia foi a via que registrou mais acidentes e mortes entre novembro de 2021 e outubro de 2022, sendo 339 acidentes (35,9% do total) e 17 mortes (36,2% do total).

Durante cerimônia em Sobradinho, o governador Ibaneis Rocha destacou a transformação da região Norte. “A gente sabe a importância de ter um transporte público e vias de qualidade. Entregamos o Complexo Viário Governador Joaquim Roriz, mais adiante fizemos o Viaduto de Sobradinho. Antigamente tínhamos que sair duas horas antes do evento. As dificuldades existiram a vida toda, só não viu quem não quis. Por isso nós estamos fazendo esses investimentos. Teremos a terceira faixa e também o BRT Norte. Temos um cronograma que se completa para trazer benefícios à população”, disse.

A pavimentação da terceira faixa terá extensão total de 50 km, mas nesta primeira fase serão executados 8,6 km no sentido Sobradinho/ Planaltina e 5,7 km no sentido contrário no trecho entre o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci (viaduto do Comper) e a DF-230. Com a construção, vão ser gerados cerca de 130 empregos. O GDF vai investir parte dos recursos e contará com financiamento do Banco do Brasil, totalizando R$ 24,8 milhões nesta etapa.

A pavimentação da terceira faixa terá extensão total de 50 km, mas nesta primeira fase serão executados 8,6 km no sentido Sobradinho/Planaltina e 5,7 km no sentido contrário no trecho entre o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci (viaduto do Comper) e a DF-230 | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

Em todo o trajeto, a terceira faixa de rolamento vai passar pelas etapas de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical e ciclovia.

Segundo o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, a terceira faixa de Planaltina vai aumentar a fluidez em 50%. “A região norte não é simplesmente Sobradinho e Planaltina. De chegada e saída para o norte, o nordeste, Planaltina de Goiás, Formosa. Então, é uma grande região. Fizemos um projeto para criar mais uma faixa de rolamento, indo para Planaltina e voltando para Planaltina, aumentando em 50% a capacidade de fluidez dessa via. Lembrando que essa obra não tem nada a ver com o BRT Norte. O BRT Norte é uma outra obra com faixas exclusivas de ônibus no canteiro central. Aí completa de vez todo esse complexo aqui de obras para a região Norte”, detalha o presidente do DER-DF.

“Vai diminuir o tempo de quem utiliza o transporte coletivo, o transporte de massa, vai diminuir o risco de acidente”

Guttemberg Tosatte, administrador de Sobradinho

Já o administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte, acredita que a cidade vai evoluir ainda mais com a obra. “Vai diminuir o tempo de quem utiliza o transporte coletivo, o transporte de massa, vai diminuir o risco de acidente. Eu acredito que vai trazer também riqueza para a nossa cidade. Vai escoar, melhorar a safra. Existe Sobradinho antes do Complexo Joaquim Roriz como um todo e Sobradinho depois dele”, opina.

Viaduto em Planaltina

A licitação do viaduto na entrada de Planaltina foi publicada na segunda-feira (15). A obra será construída no km 22,6 da BR-020, no entroncamento com a DF-128, e terá recursos na ordem de R$ 65,6 milhões.

A estrutura vai melhorar a trafegabilidade de 90 mil motoristas que circulam todos os dias pelas regiões de Planaltina, Núcleo Rural Monjolo, Mestre D’Armas e Saída Norte do DF.

A estrutura vai melhorar a trafegabilidade de 90 mil motoristas que circulam todos os dias pelas regiões de Planaltina, Núcleo Rural Monjolo, Mestre D’Armas e Saída Norte do DF | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

“São pessoas que vão ter mais oportunidade de estar perto da família, momentos mais íntimos com a sua família, porque vai gastar menos tempo de ida e volta para o Plano Piloto, menos tempo para ir trabalhar, menos tempo para poder se deslocar”, acrescenta o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca.

Região Norte bem-cuidada

Nos últimos anos, o GDF tem feito intervenções ao longo da rodovia para melhorar a mobilidade, reduzir acidentes e tornar os acessos e trajetos de pedestres e carros mais eficientes.

Foram construídos um viaduto na entrada de Sobradinho, quatro passarelas (condomínio Nova Colina II, condomínio Nova Petrópolis, condomínio Morada dos Nobres e Posto Itiquira) e um retorno em Sobradinho em frente a um atacadão. Outras obras foram a pavimentação do acesso entre o Residencial DVO e a rodovia, e um novo acesso para Planaltina, da BR-020 até a Quadra 7 do Setor Residencial Norte (Jardim Roriz).

A terceira faixa é mais uma ação do governo para a mobilidade da região Norte. A principal obra nesta área do segundo mandato do governador Ibaneis Rocha será o BRT Norte, que vai ligar o Plano Piloto até Planaltina com linhas rápidas de ônibus. De responsabilidade do DER-DF, ela vai demandar investimento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, contando com repasse do governo federal.

Sobre o BRT Norte, o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, adiantou que está em fase de projeto e parte do recurso está garantido. “Em breve nós teremos o nosso BRT. Os projetos estão aprovados, os nossos projetos estão prontos, já temos R$ 151 milhões de recursos depositados para fazer 13 estações até o Terminal da Asa Norte, que também será construído. Esse é um governo que realiza, que lança, que conclui, que executa e que mostra aquilo que foi um abandono durante tanto tempo de investimento em infraestrutura”, explica o secretário.

Além disso, o GDF já entregou o Complexo Viário Governador Roriz, que vai desde a região do Torto, Colorado até Sobradinho, e também o Viaduto Padre Jonas Vettoraci (viaduto do Comper), na entrada de Sobradinho, além das passarelas já mencionadas.

 

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui