A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, fez um apelo ao governo brasileiro para que adote ações concretas em apoio a Cuba, país que enfrenta uma grave crise no sistema elétrico e grandes danos após a passagem do furacão Oscar. Em uma publicação nas redes sociais, Gleisi destacou a necessidade de o Brasil se unir à corrente de solidariedade internacional para ajudar o país caribenho, que enfrenta uma situação emergencial.
Além de cobrar uma resposta do governo, a parlamentar ressaltou a importância de retribuir a solidariedade que Cuba sempre ofereceu ao mundo, inclusive ao Brasil, apesar das dificuldades enfrentadas devido ao bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas. Gleisi ainda destacou que, mesmo diante dessas adversidades, o povo cubano sempre esteve disposto a ajudar outras nações em momentos de necessidade.
O PT também lançou a campanha “Ajude Cuba a se reerguer”, incentivando a doação de itens como roupas, alimentos e produtos de higiene, além de contribuições financeiras. A campanha conta com o apoio de figuras importantes da esquerda brasileira, como Frei Betto, o ator José de Abreu e o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá. Os recursos arrecadados serão direcionados para a Câmara Empresarial Brasil-Cuba.