A primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, destacou a atenção dada às demandas básicas da população vulnerável.
Nesta sexta-feira (12/05), Gracinha Caiado deu início às ações do Goiás Social de 2023 no município ao distribuir 85 cartões do programa Dignidade. Esse programa oferece um auxílio mensal de R$ 300 para idosos de baixa renda com idade entre 60 e 65 anos.
O Cartão Dignidade faz parte do Pacote Social sancionado pelo governador Ronaldo Caiado em março. O programa utiliza a base de dados do Cadastro Único, dispensando a necessidade de inscrição. Isso significa que os goianos que ainda não se aposentaram e não têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão contar com essa renda extra para ajudar em suas despesas.
Além do Cartão Dignidade, durante dois dias de atendimento no município, foram distribuídos 975 cartões do programa Mães de Goiás, que já beneficiou 2.224 pessoas na região.
No evento realizado na Praça Central da cidade, equipes do Goiás Social, por meio do programa OVG Perto de Você, estiveram presentes para realizar a entrega de diversos benefícios, como andadores, muletas, bengalas, cadeiras de rodas e de banho, fraldas infantis e geriátricas, enxovais para bebês, leites especiais e colchões casca de ovo. Também foram disponibilizados serviços como emissão do Passaporte do Idoso e da Carteira de Identificação do Autista pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), além de inscrições para vagas de empregos e cursos profissionalizantes através do Crédito Social.
O Goiás Social tem como objetivo estabelecer uma política pública de inclusão social eficiente, por meio da convergência de iniciativas de diferentes setores. O programa atua na promoção da educação e emancipação, além de suprir as demandas básicas das famílias de baixa renda e gerar oportunidades. A equipe dedicada e capacitada do Goiás Social trabalha em constante articulação com os municípios para beneficiar os cidadãos em suas principais necessidades.
A ação social em Santo Antônio do Descoberto contou com parceria da administração municipal, Defensoria Pública do Estado de Goiás e Assembleia Legislativa, proporcionando uma ampla gama de serviços à população local. O prefeito Aleandro Caldato reconheceu a grandiosidade dessa ação social, destacando que serviços como esses não eram realizados na região há décadas.
O compromisso do governador Ronaldo Caiado em não deixar ninguém para trás se reflete nas iniciativas do Goiás Social, que busca promover a inclusão social.