Governo de Goiás define investimento no programa Epicentro da Inteligência Artificial como estratégico para gerar emprego qualificado e diversificar economia (Fotos: Secti-GO)
O Governo de Goiás deu mais um passo para colocar o estado no mapa dos grandes centros de inovação do mundo, com o lançamento do programa Epicentro da Inteligência Artificial, iniciativa estruturada para ser a maior incubadora de startups de IA da América Latina.
Ao todo serão investidos R$ 2 milhões para apoiar os dez melhores projetos selecionados, cada um recebendo R$ 200 mil em financiamento equity free, ou seja, sem participação acionária do governo.
O programa é resultado da parceria entre o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCit), ligado ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o Hub Goiás – criado pelo governo estadual e gerido pelo Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil.
“Estamos construindo um ambiente que une ciência, tecnologia e oportunidades para transformar ideias em soluções reais. Goiás quer ser referência nacional e internacional em inteligência artificial e esse programa é um marco nessa trajetória”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, destacando que o investimento em inovação é estratégico para gerar emprego qualificado e diversificar a economia.
“Estamos construindo um ambiente que une ciência, tecnologia e oportunidades para transformar ideias em soluções reais”, afirmou o governador (Fotos: Secti-GO)
Etapas
O Epicentro da Inteligência Artificial será realizado em quatro etapas: pré-incubação, incubação on-line, incubação presencial e demoday com investidores. Pelo menos 150 startups participarão da primeira fase, prevista para setembro, e as dez finalistas receberão, além dos recursos financeiros, acesso a mentorias, infraestrutura de pesquisa de ponta e apoio para registro de propriedade intelectual.
Para o vice-governador Daniel Vilela, a iniciativa reforça a política estadual de estímulo à tecnologia. “Goiás tem se consolidado como um terreno fértil para inovação. Nosso objetivo é criar um ecossistema capaz de atrair talentos, reter pesquisadores e gerar negócios que tragam impactos positivos para a sociedade e para a economia”, afirmou.
Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, destacou que a meta é clara: “Queremos que Goiás seja reconhecido como o melhor lugar do Brasil para desenvolver soluções de inteligência artificial. Com parcerias estratégicas e apoio direto do governo, vamos transformar potencial em resultados concretos”.
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, sobre a meta do programa: “Queremos que Goiás seja reconhecido como o melhor lugar do Brasil para desenvolver soluções de inteligência artificial” (Fotos: Secti-GO)
Epicentro
O diferencial do Epicentro está no acompanhamento especializado por pesquisadores da UFG e do AKCit, no acesso a laboratórios equipados com tecnologias imersivas e no suporte para transformar descobertas acadêmicas em negócios viáveis e escaláveis. Os setores prioritários incluem saúde, agronegócio, educação, cidades inteligentes e sustentabilidade.
As inscrições vão de 20 de agosto a 21 de setembro de 2025, e podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas com até 10 anos de CNPJ, pelo link: abre.go.gov.br/epicentroia. Pelo menos um membro da equipe deve ter disponibilidade para participar presencialmente da etapa final, em Goiânia.
Com iniciativas como o Epicentro da Inteligência Artificial, o Governo de Goiás busca não apenas acompanhar o avanço tecnológico global, mas liderar uma transformação que posicione o estado como protagonista da nova economia baseada em dados e inteligência artificial.
Diagnóstico laboratorial confirma a doença em paciente de Anápolis que esteve em uma chácara em Aparecida de Goiânia
Outras 32 notificações confirmadas este ano tiveram...
Nicole Maria, de 20 anos, foi acusada de homicídio duplamente qualificado e por motivo fútil após briga por pastel
O MP-GO (Ministério Público de Goiás)...