Governo planeja concurso nacional unificado para vagas no serviço público federal

A ideia é inspirada no ENEM

Por Rogério Cirino

O governo federal está considerando uma nova abordagem para a seleção de candidatos ao serviço público. Trata-se do Concurso Nacional Unificado, um modelo em que uma prova única será aplicada para preencher as aproximadamente 8 mil vagas disponíveis. A proposta busca simplificar e otimizar o processo seletivo.

A adesão dos ministérios a essa iniciativa será voluntária, e o edital com todos os detalhes está programado para ser divulgado até dezembro, enquanto a realização da prova está marcada para 25 de fevereiro de 2024. As vagas, somando um total de 7.826, foram agrupadas em oito blocos temáticos, visando facilitar a organização do processo.

Veja também:

  A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) publicou nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o resultado final do Edital Natal Encantado…

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRG-UEG) publicou o edital do Minha Vaga para o Processo Seletivo para Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa e Portadores de Diploma…

Source link

Atrás de um time completo para a transmissão do Paulistão e do Brasileirão 2025, a Record fechou para o seu elenco esportivo um formato semelhante ao adotado pela Globo. Record…

A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) entregou, nessa quinta-feira (7), o Certificado de Regularidade de Documentação à presidente do Instituto Solidário de Ceilândia, Helena Farias. O documento, que está…

Após sete meses de investigação, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 5ª DP (Área Central), desarticulou uma associação criminosa atuante em diversos estados da federação, responsável…

Prezados AGENTES e ESCRIVÃES DE POLÍCIA, Com a oportunidade do ingresso de novos servidores, a PCDF publica o Edital de RECRUTAMENTO 2024, atendendo às novidades trazidas pela Portaria nº 280/2024 DGPC, a qual “Dispõe sobre critérios…

Com o objetivo de debater a desinstitucionalização e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, nesta quinta-feira (7), a VII Jornada Acadêmica do Programa…

Gabriel Bortoleto ganhou uma vaga da Fórmula 1 2025. O brasileiro foi anunciado pela Sauber, futura Audi, como piloto da próxima temporada. Trata-se de uma notícia que enche os olhos…

Após passar por um momento delicado em A Fazenda 2024, Raquel Brito, que foi desclassificada do reality por problemas de saúde, atualizou seu estado.  Raquel Brito tem miocardite aguda (Imagem:…

A intenção é conduzir o exame de forma simultânea em cerca de 180 cidades em todo o país. A prova será estruturada em duas partes no mesmo dia: uma seção de questões objetivas comum a todos os candidatos e outra com questões específicas e dissertativas, organizadas por blocos temáticos.

Os resultados preliminares da primeira fase devem ser tornados públicos até o final de abril de 2024. Já os cursos de formação estão previstos para ocorrer entre junho e julho do mesmo ano. A coordenação-geral da prova será composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Advocacia-Geral da União (AGU). Além disso, comissões setoriais de cada órgão participarão do processo.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui