Governo planeja concurso nacional unificado para vagas no serviço público federal

A ideia é inspirada no ENEM

Por Rogério Cirino

O governo federal está considerando uma nova abordagem para a seleção de candidatos ao serviço público. Trata-se do Concurso Nacional Unificado, um modelo em que uma prova única será aplicada para preencher as aproximadamente 8 mil vagas disponíveis. A proposta busca simplificar e otimizar o processo seletivo.

A adesão dos ministérios a essa iniciativa será voluntária, e o edital com todos os detalhes está programado para ser divulgado até dezembro, enquanto a realização da prova está marcada para 25 de fevereiro de 2024. As vagas, somando um total de 7.826, foram agrupadas em oito blocos temáticos, visando facilitar a organização do processo.

Veja também:

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

Artes: Fábio Nascimento/Agência Brasília Com a chegada da seca, nada melhor do que explorar as maravilhas naturais que o Distrito Federal tem a oferecer. Em meio ao Cerrado brasiliense, as…

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (3/7), da quinta edição do Seminário de Direito Administrativo Sancionador. Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria com o…

Relacionadas Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação…

Na madrugada deste domingo, 07, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no Paranoá. Os policiais do 20º Batalhão realizavam patrulhamento na Avenida Comercial,…

O domínio de outros idiomas abre um leque de oportunidades profissionais e de desenvolvimento pessoal. A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais:…

Relacionadas Minas Gerais já investiu mais de R$ 16 milhões de 2019 até agora na melhoria da infraestrutura de aeródromos e aeroportos no estado, com a realização de obras em…

Ter problemas ao consumir um produto ou utilizar um serviço é uma dor de cabeça que ninguém deseja ter. No entanto, existe um remédio certo para isso: acionar o Instituto…

A intenção é conduzir o exame de forma simultânea em cerca de 180 cidades em todo o país. A prova será estruturada em duas partes no mesmo dia: uma seção de questões objetivas comum a todos os candidatos e outra com questões específicas e dissertativas, organizadas por blocos temáticos.

Os resultados preliminares da primeira fase devem ser tornados públicos até o final de abril de 2024. Já os cursos de formação estão previstos para ocorrer entre junho e julho do mesmo ano. A coordenação-geral da prova será composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Advocacia-Geral da União (AGU). Além disso, comissões setoriais de cada órgão participarão do processo.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui