A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a 2ª Edição do Rock na Veia, promovido pela Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo em parceria com o Royal Riders. A ação, que celebra o Dia Mundial do Rock, em 13 de julho, conta com o apoio de diversos outros motoclubes e com a participação da banda Caroline and The Dogs.
A expressão “rock na veia” nunca fez tanto sentido quanto neste evento, que reúne motociclistas e um super show de Rock, para incentivar o público a ajudar na manutenção dos estoques de sangue da Rede Hemo no mês de julho, quando, historicamente, há uma queda nas doações. A celebração está marcada para o próximo sábado (13/07), das 08 às 12 horas, no Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz.
Rock na Veia
A diretora-técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, está otimista com o evento. “Temos uma grande procura pela unidade móvel e queremos que as pessoas também conheçam nossa sede. O mês de julho é estratégico para essa ação, pois, devido às férias, o número de doações tende a diminuir”, disse.
Administrador do moto grupo Royal Riders, Eduardo Cassapula, conta que a iniciativa partiu do grupo paulista de donos de motos, o Royal Enfield, que realiza o “Royal na Veia” desde 2021, unindo a solidariedade da doação de sangue com o amor pelo rock e pelas motocicletas. “Na primeira edição do Rock na Veia, no ano passado, conseguimos coletar 96 bolsas de sangue. Nossa meta para este ano é superar esse número”, declarou.
A banda Caroline and The Dogs promete um repertório emocionante, com músicas autorais e releituras marcantes de grandes artistas, abrangendo diversas vertentes do Rock, Pop e MPB. A vocalista da banda, Caroline Mendes compartilha o quanto é gratificante poder contribuir com uma causa tão nobre como o incentivo à doação de sangue.
“Para nós, este evento não se resume apenas a compartilhar nossa música, mas também nos conectar com um público apaixonado e apoiar uma causa tão nobre como a doação de sangue voluntária”, avaliou.
Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue, é necessário:
- estar saudável,
- ter peso acima de 50 quilos,
- apresentar documento oficial com foto,
- e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.
Para quem tem acima de 60, é necessário já ter realizado uma doação anteriormente. Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo, deve aguardar 30 dias para fazer a doação. No caso da vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Doar sangue não dói e não prejudica a saúde. O procedimento é rápido, geralmente não dura mais que 10 minutos e pode salvar até quatro vidas. A Rede Hemo tem unidades de coleta em Goiânia e no interior, nos municípios de Jataí, Catalão, Ceres e Rio Verde. Também existem unidades de coleta e transfusão em Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis.
Saiba mais
Martim Cererê recebe programação especial no Dia do Rock
Ação solidária disponibiliza 2 mil ingressos para o Deu Praia
Saúde recomenda atualizar vacinas antes da temporada do Araguaia
Ipasgo Saúde implanta atendimento por telemedicina
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás