Historiador italiano identifica cenário que aparece em Mona Lisa

FONTE: MEGA CURIOSO

Mona Lisa, a famosa obra de Leonardo da Vinci, abriga muitos mistérios. E isso não diz respeito apenas à figura feminina que aparece em destaque, nem somente aos esboços que teriam dado forma ao trabalho final em si, mas também sobre o local que aparece no fundo da pintura.

Silvano Vinceti, um historiador italiano que se dedica a analisar as obras de Da Vinci e já escreveu alguns livros sobre seu trabalho artístico, afirma ter descoberto qual seria o local que aparece na pintura.

Para chegar a essa conclusão, o historiador se dedicou a analisar tanto imagens de drones quanto documentos históricos. Com eles, a pesquisa de Silvano apontou na direção que Leonardo da Vinci teria habitado a cidade de Fiesole, na Itália.

Considerada uma das obras mais famosas de Da Vinci, Mona Lisa ainda é alvo de especulações nos tempos atuais. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Considerada uma das obras mais famosas de Da Vinci, Mona Lisa ainda é alvo de especulações nos tempos atuais. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Descobrindo a ponte que aparece na pintura

É nesta localidade, como também indicam antigos documentos que outrora pertenceram à família Médici, que há uma ponte bastante usada naquele período, chamada Romito di Laterina. Ela é apontada como a edificação que aparece no cenário.

Em entrevista ao The Guardian, Vinceti destaca o valor que esta antiga ponte apresentava, servindo de atalho entre as regiões de Arezzo, Florença e Fiesole. A reconstrução digital da estrutura, inclusive, demonstrou que ela comportaria quatro arcos, exatamente como aparece na pintura, realizada entre 1503 e 1506.

Atualmente, já bastante desgastada pela ação do tempo, a ponte Romito di Laterina possui apenas um arco. Ao analisar o local em que a construção etrusco-romana aparece, por sua vez, outros elementos se juntam para corroborar essa hipótese, a exemplo da curvatura do Rio Arno nesse trecho específico.

Detalhe da pintura, logo acima do ombro de Mona Lisa, mostra ponte etrusco-romana identificada pelo estudo. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)Detalhe da pintura, logo acima do ombro de Mona Lisa, mostra ponte etrusco-romana identificada pelo estudo. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)

Elementos desvendam mistérios envolvendo a pintura

Vale lembrar que, historicamente, outras pontes já foram apontadas como as retratadas na obra. O fato delas apresentarem mais de quatro arcos é um dos pontos que corrobora para essa mudança de paradigma no momento.

O local em que Leonardo teria pintado o cenário, por sua vez, também foi desvendado com o auxílio de drones e a análise de outras ilustrações que datam do século XVI: trata-se da colina de Punta Caianello. E ainda segundo o historiador italiano, Leonardo da Vinci frequentava bastante essa região no início dos anos 1500.

Em meio a essas revelações, a população da província de Arezzo acompanha de perto as atenções serem voltadas para uma de suas antigas paisagens. Assim, a região da Toscana acaba por ganhar um novo valor histórico, o que tem potencial para atrair mais turistas interessados em admirar o cenário da pintura com seus próprios olhos

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui