Ibaneis acusa PT e PSB após BC barrar compra do Banco Master pelo BRB

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Governador do DF critica decisão e diz que operação projetaria o banco nacionalmente

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reagiu nesta quarta-feira (3) à decisão do Banco Central (BC) de barrar a compra do Banco Master pelo BRB. “Mais uma vez, PT e PSB agiram contra o DF”, declarou o chefe do Executivo local, em referência a partidos que, segundo ele, pressionaram contra a operação.

A compra havia sido anunciada há seis meses e tinha como objetivo expandir a atuação do BRB em âmbito nacional. Para Ibaneis, a transação traria dividendos bilionários ao DF, já que o governo é o acionista majoritário da instituição.

A decisão do BC ocorre em meio a um ambiente político turbulento. Na terça-feira (2), líderes de seis partidos apresentaram pedido de urgência para votação de um projeto que permite ao Congresso Nacional destituir diretores e o presidente do Banco Central em caso de atuação “incompatível com interesses nacionais”. Hoje, a prerrogativa é exclusiva da Presidência da República.

Integrantes do PT e do PSB já haviam se manifestado contra a operação. Ibaneis, ao citar as legendas, também fez referência a seus antecessores no Governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB).

O caso adiciona pressão política sobre a autonomia do BC, que nos últimos meses tem sido alvo de críticas tanto do governo federal quanto de aliados.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui