Ibaneis promete “zerar a fila das UTIs”. Unidade é uma das três temporárias que receberão pacientes com Covid-19. Nesta sexta-feira, 22 serão transferidos para o local.
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou na manhã desta sexta-feira (7/5), o Hospital de Campanha do Gama, uma das três unidades temporárias do Distrito Federal para ser usada na pandemia da Covid-19. O espaço contará com 100 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI).
“Esse é o tipo de obra que a gente não gostaria de estar inaugurando. É algo que só se faz em tempo de pandemia”, disse Ibaneis. “Os hospitais de campanha têm o lado de zerar a fila das UTIs e, agora, teremos condições de voltar às cirurgias eletivas, já que estaremos desocupando os leitos de UTI. Temos convicção de que essa obra vai atingir o seu objetivo de dar assistência à população”, acrescentou.
Esteve presente durante a cerimônia o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, e o vice-governador Paco Brito. Vinte e dois pacientes serão transferidos hoje para o local.
“Cada dia que passa, temos observado o surgimento de novas variantes. Estamos trabalhando para que o DF tenha leitos suficientes”, destacou Okumoto. O secretário também ressaltou a importância da vacinação.
O hospital terá equipamentos e profissionais para tratar pacientes com Covid-19. A ideia do GDF é transferir pessoas internadas e diagnosticadas com coronavírus para a unidade de campanha. Assim, será possível liberar leitos para que sejam retomadas as cirurgias eletivas na capital.
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, “a unidade não vai trabalhar em esquema de porta aberta ou livre demanda. Os pacientes serão transferidos via regulação”.
Metrópoles