IgesDF promove treinamento sobre oratória com especialista em inteligência emocional


Colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) se reuniram, na quarta-feira (4), durante o 3º Encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), que teve como foco a importância da oratória. As atividades foram conduzidas pelo professor Mendes Silva, especialista em inteligência emocional, oratória, desenvolvimento comportamental e diretor pedagógico da Vox2You.

A importância da arte de falar bem em público foi o tema central do encontro | Foto: Divulgação/IgesDF

“A oratória transformou a minha vida. Quando aprendemos a comunicar, nos tornamos mais confiantes e persuasivos”

Mendes Silva, especialista em inteligência emocional

Logo no início, Mendes Silva conduziu uma dinâmica prática de respiração e entonação de voz, criando um ambiente descontraído e interativo para os participantes. Em seguida, apresentou conceitos fundamentais sobre a arte de falar bem em público, destacando a importância de uma comunicação clara, assertiva e eficiente em qualquer ambiente profissional.

Durante sua palestra, o especialista explicou que a oratória não é um dom natural, mas um conjunto de técnicas que pode ser aprendido e aprimorado com prática. Ele compartilhou sua própria trajetória, ilustrando como a habilidade de se comunicar transformou sua vida pessoal e profissional.

Canais de comunicação

“A oratória transformou a minha vida”, contou. “Era impensável eu falar em público por conta da minha insegurança e nervosismo. Hoje, sou capaz de ensinar o que aprendi e mostrar que todos podem desenvolver essa habilidade. Quando aprendemos a comunicar, nos tornamos mais confiantes e persuasivos.”

A oratória nos ajuda a ter uma comunicação mais clara e eficiente, o que é essencial tanto para nosso crescimento profissional quanto para nossa atuação no dia a dia

Luan Cauê Moreira, analista do Núcleo de Gestão de Carreira do IgesDF

Ele também desafiou os participantes com um exercício prático sobre como diferentes canais de comunicação (palavras, tom de voz e linguagem corporal) impactam na transmissão de uma mensagem, reforçando a importância da consciência sobre cada um desses elementos.

Um dos destaques do treinamento foi a abordagem da Comunicação Não Violenta (CNV), um método que promove interações empáticas e respeitosas, reduzindo conflitos e fomentando a compreensão mútua. Por meio da oratória, os gestores são incentivados a substituir a comunicação agressiva por uma abordagem mais construtiva, praticando técnicas que aprimoram o tom de voz, a entonação e a clareza da mensagem.

Oratória e desempenho

Mendes também abordou a comunicação não verbal, que, segundo estudos, compõe 55% de toda mensagem transmitida, enquanto o tom de voz representa 38%, e as palavras, apenas 7%. Esses números reforçam a relevância de uma postura confiante, gestos adequados e expressões faciais alinhadas ao discurso.

“A comunicação não é apenas falar, mas como falamos e nos apresentamos”, lembrou o instrutor. “O domínio desses elementos nos diferencia e nos torna líderes mais preparados para engajar e inspirar pessoas”.

Os participantes ficaram entusiasmados com a experiência e reconheceram os benefícios de desenvolver habilidades de oratória. Na avaliação da analista de recursos humanos Patrícia Carvalho, do IgesDF, o treinamento trouxe percepções valiosas: “Estamos aprendendo bastante. Para todos os colaboradores, o benefício é realmente se comunicar melhor, de forma objetiva e assertiva”.

O analista do Núcleo de Gestão de Carreira Luan Cauê Moreira, por sua vez, lembrou como a oratória pode influenciar o desempenho profissional: “Na nossa área, lidamos muito com apresentações e relatórios. A oratória nos ajuda a ter uma comunicação mais clara e eficiente, o que é essencial tanto para nosso crescimento profissional quanto para nossa atuação no dia a dia”.

 *Com informações do IgesDF



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