Inflação acumula alta de 4,76% em 12 meses e supera teto da meta ainda em outubro

Alimentação, habitação e energia foram os principais responsáveis pela alta dos preços no mês, segundo IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação brasileira, subiu 0,56% em outubro, registrando um aumento de 4,76% no acumulado dos últimos 12 meses, acima do teto da meta para 2024, que é de 4,5%. No ano, o IPCA acumula alta de 3,88%.

A inflação do mês foi impulsionada principalmente pelos grupos de Habitação (1,49%) e Alimentação e Bebidas (1,06%). O aumento no custo da energia elétrica residencial, com uma alta de 4,74%, teve grande impacto no índice, contribuindo com 0,20 ponto percentual. O preço das carnes subiu 5,81%, puxado pela menor oferta e pelo aumento das exportações, enquanto itens como tomate e café moído também registraram alta.

Apenas o setor de Transportes apresentou queda de 0,38%, influenciado pela redução nos preços de passagens aéreas e de combustíveis, incluindo gasolina e etanol.

O próximo índice do IPCA será divulgado em 10 de dezembro e, segundo o mercado financeiro, a inflação anual deve fechar em 4,59%, acima da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui