O uso de sistemas automatizados de irrigação é viável também para pequenos e médios produtores rurais, diminui o custo da propriedade, aumenta a produtividade, garante mais eficiência no uso dos recursos hídricos e reduz a necessidade de serviços. Esse será o foco do Circuito da Olericultura da Emater-DF na AgroBrasília 2024, que se realiza entre os dias 21 e 25 deste mês, no PAD-DF.
Quem visitar o espaço vai ver também a mandioca BRS 429 plantada sob plástico e gotejamento, além de pepino partenocárpico, que não precisa de polinização, tomate e alface. O tomate e o pepino estão plantados sob túnel alto, que é um tipo de estrutura de cultivo protegido.
O gerente de Agropecuária da Emater-DF e coordenador do circuito de Olericultura, Antonio Dantas, afirma que a atração foi programada visando ampliar a discussão sobre a viabilidade da automatização e mecanização para a agricultura familiar e para pequenos e médios empreendimentos rurais.
“A missão da Emater-DF é trabalhar a propriedade rural e a família rural em todo seu conjunto. Assim, percebendo que a disponibilidade da mão de obra rural, que cada vez é mais escassa, estamos mostrando que a aquisição de sistemas automatizados de irrigação é extremamente viável para pequenos empreendimentos rurais. É investimento que se paga em pouquíssimo tempo”, avalia o gestor.
A Emater-DF trata da mecanização, da automatização e da automação nas atividades agropecuárias dentro dos programas de desenvolvimento das cadeias produtivas com diversas metodologias. Para este ano, além do Circuito da Olericultura da AgroBrasília, haverá os dias especiais de mecanização e automatização da agropecuária, em julho, em Planaltina e Brazlândia. Nesses eventos e durante as atividades de campo, os extensionistas e os agricultores recebem as orientações sobre as possibilidades de mecanização ou automatização de suas atividades e das linhas de crédito rural disponíveis para o financiamento.
O Programa de Crédito Rural da Emater-DF assessora extensionistas da empresa e produtores rurais na elaboração de projetos e critérios de acesso às linhas de crédito rural disponíveis para o Distrito Federal. Para acessar as linhas de crédito, é necessário que o pequeno agricultor familiar esteja enquadrado nos critérios do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Para isso, é preciso estar inscrito no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e à geração de renda.
AgroBrasília
A AgroBrasília é uma das maiores feiras do agronegócio do Planalto Central sobre tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), ela serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e tem um cenário de referência em debates, palestras e cursos sobre diversos temas relacionados setor produtivo.
Com 568 expositores de diversas regiões do Brasil, em 2023, a feira recebeu 175 mil visitantes e movimentou R$ 4,8 bilhões em negócios fechados. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 21 e 25 de maio, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado estrategicamente a 60 km da Capital Federal, Brasília. A entrada é franca.
*Com informações da Emater-DF