Jaques Wagner celebra o Dia Nacional da Imigração Judaica — Senado Notícias


O senador Jaques Wagner (PT-BA) registrou em Plenário nesta terça-feira (18) o Dia Nacional da Imigração Judaica, celebrado em 18 de março. Ele destacou a contribuição do povo judeu para a cultura e o desenvolvimento do Brasil. A data foi instituída por meio da Lei 12.124, de 2009, e marca a chegada dos primeiros imigrantes judeus ao país.

O senador relembrou a trajetória da imigração judaica, desde os cristãos-novos que chegaram ao Brasil Colônia até os refugiados que fugiram da perseguição nazista na Europa. Ele também ressaltou o papel da comunidade judaica na economia e na ciência, além do compromisso histórico com os valores de liberdade e justiça social. 

— O Brasil possui a segunda maior comunidade judaica da América Latina, atrás apenas da Argentina e à frente do México, com aproximadamente 120 mil judeus. Em todo o mundo, estamos em décimo primeiro lugar em comunidade judaica: em São Paulo, temos a maior população, em torno de 70 mil; seguido do Rio de Janeiro, em torno de 30 mil. Nas Américas, o Brasil foi a primeira sede da comunidade judaica, afirmando alguns historiadores que a caravela portuguesa de Pedro Álvares Cabral, em 1500, trouxe o primeiro judeu ao Brasil, Gaspar da Gama, o língua, nome dado aos intérpretes das expedições dos descobridores — relatou o senador.

Jaques Wagner lamentou, porém, o crescimento de manifestações de ódio e antissemitismo no mundo, enfatizando a importância de repudiar tais atos e lembrar as lições do Holocausto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui