Na tarde desta terça-feira (30), jornalistas foram vítimas de agressões por parte da equipe de segurança do presidente venezuelano Nicolás Maduro, ao final da Cúpula de Presidentes Sul-Americanos, realizada no Palácio Itamaraty.
Por Rogério Cirino
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Secretaria de Imprensa da Presidência da República (Secom) emitiram notas repudiando veementemente as agressões.
O incidente ocorreu quando alguns presidentes, ao deixarem o evento, pararam para conceder entrevistas à imprensa. O clima de tumulto se intensificou quando Nicolás Maduro passou pelo local, resultando em agressões a jornalistas por parte dos agentes de segurança.
Uma das profissionais agredidas foi Delis Ortiz, repórter da TV Globo. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) lamentou os ocorridos e exigiu que os órgãos governamentais investiguem eventuais abusos cometidos contra os jornalistas. Além disso, o sindicato reivindicou a disponibilização de infraestrutura adequada, como um púlpito, para que os jornalistas possam realizar seu trabalho em eventos dessa magnitude.
O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota em que expressou seu lamento pelo incidente e anunciou que serão tomadas medidas para apurar as responsabilidades pelos atos de violência. Já a Secretaria de Imprensa da Presidência da República solidarizou-se com a jornalista Delis Ortiz, repudiando qualquer forma de agressão contra os profissionais da imprensa e garantindo que todas as medidas possíveis serão tomadas para evitar a repetição de episódios semelhantes.
A Rede Globo também manifestou seu repúdio aos atos de violência e aguarda a adoção de providências e punição para os responsáveis pelos ataques.
Este incidente levanta preocupações sobre a segurança e o respeito ao trabalho dos jornalistas em eventos de importância internacional, destacando a necessidade de medidas adequadas para proteger a liberdade de imprensa e garantir um ambiente seguro para os profissionais de comunicação exercerem seu trabalho.
Gostou dessa notícia? Clica AQUI para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber notícias na hora que elas acontecem!