Em entrevista ao Metrópoles Allan Guimarães, 18 anos, compartilha sua determinação em seguir carreira militar como homem trans após mutirão organizado pela Defensoria Pública do DF
O sonho de Allan Guimarães, um jovem trans de 18 anos, é ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro. Após obter a retificação de gênero no ano passado, ele viu no serviço militar obrigatório a oportunidade de se alistar nas Forças Armadas.
A Defensoria Pública do Distrito Federal, em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans, promoveu o primeiro mutirão específico para homens trans, atendendo a 30 pessoas, incluindo Allan. Durante uma entrevista ao Metrópoles, ele compartilhou seu entusiasmo em servir ao país através do Exército.
“É uma coisa que arde assim no meu coração, que eu sinto uma vontade apaixonante de servir ao meu país”, afirmou Allan. Para ele, a possibilidade de enfrentar preconceitos dentro das Forças Armadas não o impede de seguir seu sonho. “Não posso viver com medo. Eu quero mostrar que pessoas trans podem estar em todo lugar que quiser”, destacou o jovem.
Fuxico:
O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, oficializou, neste domingo (18), sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A chapa do dirigente leva…
A ginástica artística do Brasil conquistou cinco medalhas neste domingo (18), na etapa de Koper, na Eslovênia, da Copa do Mundo da modalidade. Os destaque foram as dobradinhas de Júlia…
Após derrotar a Ferroviária por 3 a 1 no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG), e disparar na liderança da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino, o…
A Federação Paulista de Futebol (FPF) investiga os relatos da zagueira Stella, do Red Bull Bragantino, e da meio-campista Aline Milene, do São Paulo, de que o árbitro Juliano José…
Os últimos campeões estaduais de futebol masculino brasileiro em 2025 foram, enfim, conhecidos. Na tarde de sábado (17), o Maranhão (foto) levantou a taça do Campeonato Maranhense pela 16ª vez,…
O Ceará segue entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o chamado G6, que dá vaga à próxima edição da Libertadores. Neste sábado (17), o Vozão derrotou o Sport…
O campeão olímpico Isaquias Queiroz conquistou, neste sábado (17), a medalha de ouro na Copa do Mundo de canoagem velocidade, disputada em Szeged, na Húngria. O baiano, de 31 anos,…
O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado neste sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando…
A TV Brasil transmite, neste sábado (17), rodada dupla do Campeonato Brasileiro Feminino – Série A1. A jornada esportiva começa às 16h45 com o confronto entre Cruzeiro e Ferroviária. Mais tarde,…
O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) uma tentativa de extorsão envolvendo chantagens e pedidos de nomeações em troca da retirada de denúncias…
A coragem de Allan impressionou Heittor Neves, outro jovem trans de 21 anos que não pretende seguir a carreira militar. Durante a entrevista, Heittor elogiou a desconstrução e determinação de Allan em perseguir seus objetivos.
Allan revelou que, ao sair de casa todos os dias, enfrenta o medo do desconhecido e se apega à oração. “Se a gente for deixar de viver as nossas coisas pelo medo, a gente nem vive”, ressaltou. O medo compartilhado por Allan e Heittor reflete a triste realidade de 2023, quando 155 pessoas trans perderam a vida no Brasil, sendo 145 vítimas de assassinatos e 10 de suicídios, conforme o Dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra).
Variedades: