Advogado do ex-governador busca novas análises sobre acidente de avião de 2014
O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho decidiu encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) o requerimento do advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, solicitando a reabertura do inquérito referente à morte do político em um acidente de avião em 13 de agosto de 2014, em Santos, litoral de São Paulo. Em despacho publicado nesta quinta-feira (16), o juiz apontou a singularidade do caso e afirmou que o envio à PGR visa “garantir uma revisão da investigação e reafirmar a correção da conclusão alcançada” – que foi a negativa do Ministério Público Federal em reabrir o caso, apesar dos “fatos novos” apresentados por Antônio Campos à Justiça. O inquérito sobre a morte de Eduardo Campos foi arquivado em 2019, sem conclusão definitiva sobre a causa da queda da aeronave ou possíveis responsáveis por eventuais crimes ou falhas, levantando quatro hipóteses para o ocorrido.
O acidente aconteceu quando Campos era candidato à Presidência da República, viajando de Rio de Janeiro para Guarujá. O avião, um modelo 560XL da Cessna Aircraft, caiu em uma região residencial em Santos.
Em julho, quase uma década após a morte do político, Antônio Campos anunciou sua intenção de pedir a reabertura do caso, embasando-se em um parecer técnico extenso. O advogado afirma que a petição apresentada à Justiça oferece um “roteiro para identificar os possíveis responsáveis” por um “acidente provocado”, com “sinais de homicídio”.
Veja também:
Vários senadores se posicionaram de forma contrária ao projeto que amplia o número de deputados de 513 para 531 (PLP 177/2023), ao longo desta quarta-feira (7), durante pronunciamentos no Plenário…
CLDF acolhe desalojados do Setor de Inflamáveis GDF alega questão de segurança como motivadora da remoção Cerca de 60 pessoas — entre crianças, adolescentes, uma mulher grávida e idosos —…
O senador Cleitinho (PL-MG) voltou a manifestar seu apoio à instalação da CPMI do INSS. Ele disse que “o roubo aos aposentados” pode se transformar no maior escândalo de corrupção…
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (7) um requerimento de audiência pública sobre o panorama da doação de órgãos no Brasil. O objeto principal do debate será o…
O senador Alan Rick (União-AC) qualificou o desfalque de bilhões dos aposentados de “escândalo que envergonha a nação brasileira”. Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (7), ele protestou contra os…
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (7), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) destacou a importância das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais (MEIs) para a economia brasileira. Ele…
Em resposta ao recém-descoberto esquema de corrupção no INSS, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (7), requerimento de urgência para votação em Plenário do projeto que facilita…
A Comissão de Esporte do Senado (CEsp) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (7), requerimento para convocar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, para prestar esclarecimentos sobre…
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (7) os oito estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027, que será disputada no…
O senador Humberto Costa (PT-PE) usou a tribuna do Senado nesta quarta-feira (7) para apresentar dados positivos sobre os avanços sociais no Brasil e anunciar a inauguração do Hospital da…
O Ministério Público Federal em Santos opinou contra a reabertura do inquérito. Antônio Campos contestou esse parecer, reiterando os “fatos novos” perante a 5ª Vara Federal de Santos. O juiz Roberto Lemos decidiu então encaminhar o pedido à PGR, que terá a responsabilidade de decidir se mantém ou não a posição de não reabrir a investigação.
Antônio Campos afirma que continuará insistindo na reabertura do caso “até que tudo seja esclarecido”. Ele pede uma investigação mais profunda e acredita que “seu irmão faria o mesmo”. Paralelamente ao pedido de reabertura pelos meios judiciais e da Procuradoria, ele busca uma audiência com o Ministério da Justiça para discutir o assunto.
Veja também: