Júri que escolherá vencedores da 26ª edição tem atuação e vasta experiência no audiovisual
Atuação e vasto conhecimento na área audiovisual são características dos integrantes do júri que escolherá os filmes vencedores do 26º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, exibidos durante o 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começa no dia 30 de novembro.
Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, produtora, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor, produtor cultural e gestor público escolherão entre os quatro longas-metragens e os oito curtas selecionados.
As produções brasilienses, que disputarão R$ 240 mil em prêmios, divididos em diversas categorias, serão exibidas na Mostra Brasília, entre os dias 3 e 6 de dezembro, na Sala de Cinema Vladimir Carvalho do Cine Brasília, sede do Festival. As sessões começam às 18 horas e têm entrada gratuita.
Os filmes concorrerão a melhor filme de longa e curta-metragem – escolhidos pelo júri oficial e júri popular –, além de premiações técnicas destinadas a diretor, atriz, ator, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e trilha sonora.
26º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal
Júri Oficial
Antonio Grassi – Ator, diretor e gestor cultural com larga experiência em teatro, cinema e televisão. Seu currículo inclui filmes de sucesso no Brasil e exterior, como “Bens confiscados”, de Carlos Reichenbach; “Carandiru”, de Hector Babenco, e “Todos os corações do Mundo”, de Murilo Salles. Na TV, Grassi ganhou popularidade por seu trabalho em telenovelas, minisséries e outros programas. Sua trajetória é marcada, ainda, por atuação pela formulação de políticas públicas culturais, tendo ocupado cargos como o de secretário de Cultura do Rio de Janeiro e presidente da Funarte.
Catarina Accioly – Produtora, diretora, roteirista e atriz, integra pela segunda vez o júri do Troféu Câmara Legislativa. Trabalhou sob a tutela de Hugo Rodas e outros diretores de teatro, como Miriam Virna e Antônio Abujamra, e de uma geração de diretores de cinema de Brasília. Entre os filmes que dirigiu, está o documentário “Rodas de Gigante”, vencedor do Troféu CLDF de melhor longa-metragem (júri oficial), em 2023. O filme também rendeu a Accioly o prêmio de melhor direção.
José Delvinei – Ator, professor, produtor cultural e gestor público. Atuou em mais de 30 espetáculos teatrais, tais como “Moby Dick”, do grupo Celeiro das Antas, e “Olho da Fechadura”, do Teatro Universitário Candango da Universidade de Brasília (UnB). No cinema, atuou em 15 filmes, entre longas e curtas. É professor da Secretaria de Educação do DF desde 1994, tendo uma atuação marcante na área de educação patrimonial.