Senadora apresenta projeto de lei que prevê cursos de conscientização e acompanhamento para atletas em formação, destacando a importância do planejamento para o pós-carreira
A senadora Leila Barros (PDT-DF), conhecida nacionalmente como Leila do Vôlei, voltou a usar sua trajetória no esporte como inspiração para sua atuação política. A parlamentar apresentou um projeto de lei que institui cursos de conscientização sobre transição de carreira para atletas em formação, com o objetivo de preparar jovens esportistas para o momento em que encerrarem suas atividades profissionais nas quadras, campos ou pistas.
“Como atleta, aprendi que o esporte exige preparo dentro e fora das quadras. Como senadora, percebo que muitos atletas não têm o apoio necessário para planejar o fim da carreira esportiva”, afirmou Leila.
A proposta, segundo a senadora, busca reduzir o impacto emocional e financeiro enfrentado por atletas ao deixarem o esporte competitivo. A iniciativa também pretende envolver federações, clubes e instituições de ensino na oferta de orientações sobre educação, finanças e requalificação profissional.
Além do novo projeto, Leila foi relatora de uma proposta que garante compensação escolar a estudantes que se ausentem por compromissos esportivos, reforçando seu compromisso com políticas que conciliem educação e esporte.
A senadora lembrou que o tema da transição de carreira deve ser tratado como parte natural da vida esportiva. “A transição de carreira faz parte da trajetória de todo atleta. Rebeca Andrade já pensa nisso. E você, está preparado para o próximo passo?”, provocou.
Com a proposta, Leila do Vôlei reafirma seu papel como uma das principais vozes do esporte no Congresso Nacional, defendendo políticas públicas que garantam aos atletas um futuro digno e sustentável após o fim da carreira esportiva.






