Lewandowski vai antecipar a aposentadoria e abrir caminho para Lula indicar nome ao STF

O ministro Ricardo Lewandowski durante sessão na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), para o julgamento de mais um pedido de liberdade para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A notícia foi dada pela jornalista Bela Megale do jornal O Glogo

Por Rogério Cirino

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, está se preparando para se aposentar de seu cargo, de acordo com a coluna de Bela Megale, do jornal O Globo. O ministro, que fará 75 anos em maio, informou aos seus aliados que planeja deixar o cargo na última semana de abril.

Com a aposentadoria de Lewandowski, é esperado que ele converse com o presidente Lula (PT) sobre uma indicação para o cargo. Segundo a coluna, o jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto é o mais cotado para a vaga. Ele já trabalhou como secretário-geral do STF e do Tribunal Superior Eleitoral e tem uma relação próxima com o ministro Lewandowski.

A possível nomeação de Almeida Neto para o STF tem gerado discussões, já que ele é visto como uma indicação política. No entanto, o jurista tem uma vasta experiência jurídica e é respeitado por muitos profissionais da área.

Caso a indicação de Almeida Neto seja confirmada, ele terá que passar por uma sabatina no Senado Federal antes de assumir o cargo. O STF é a mais alta corte do país e é responsável por julgar casos constitucionais e criminais importantes.

Veja também:


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui