Vídeo será exibido nesta quinta (17) em rede nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou na noite de quarta-feira (16) um pronunciamento oficial para rádio e televisão. A fala será exibida em rede nacional nesta quinta-feira (17) e abordará as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
A informação sobre a gravação já havia sido antecipada pela CNN na última semana. Segundo fontes do Palácio do Planalto, o conteúdo do vídeo seguirá a linha do comunicado oficial publicado anteriormente por Lula em resposta às medidas norte-americanas.
Na nota, o presidente defendeu a soberania nacional e anunciou a adoção de medidas recíprocas contra os Estados Unidos. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou Lula por meio das redes sociais.
Na terça-feira (15), foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica, com a assinatura do presidente. A norma havia sido aprovada pelo Congresso Nacional no dia 2 de abril.
A Lei da Reciprocidade estabelece critérios de proporcionalidade para retaliação a barreiras comerciais impostas a produtos e interesses brasileiros. A regulamentação permite que o Executivo responda de forma equivalente a ações que prejudiquem o comércio nacional.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou nesta semana que o Brasil poderá ainda solicitar o adiamento das tarifas, enquanto avalia os impactos econômicos das medidas.






