Lula pede que países desenvolvidos paguem pela Amazônia

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta quarta-feira (9) que os países desenvolvidos paguem pelo impacto ambiental que o desenvolvimento industrial causou

“A natureza está precisando de dinheiro, de financiamento”, disse Lula durante o segundo dia da Cúpula dos Países da Amazônia, em Belém. “Todo mundo, em qualquer país do mundo que você vai, fala da Amazônia, e esse encontro é a Amazônia falando para o mundo, dando resposta ao mundo que nós precisamos”.
O comunicado conjunto dos países florestais, assinado pelos presidentes de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Indonésia, Peru, República Democrática do Congo, República do Congo, São Vicente e Granadinas, Suriname e Venezuela, manifestou preocupação com o não-cumprimento, por parte dos países desenvolvidos, do compromisso de financiamento para o desenvolvimento.
O valor equivalente a US$ 100 bilhões por ano em recursos novos e adicionais aos países em desenvolvimento. Os integrantes da cúpula também pediram o cumprimento das obrigações de financiamento climático pelos países ricos. A quantia pode chegar a US$ 200 bilhões por ano até 2030.
O presidente brasileiro encerrou o discurso projetando as negociações que os países com florestas tropicais devem ter na próxima COP28, em novembro deste ano, nos Emirados Árabes.
“Vamos para a COP falando que se quiserem preservar o que existe de floresta é preciso colocar dinheiro”, disse Lula. “Não apenas para preservar a copa da floresta, mas o povo da floresta”.
O pedido de Lula foi apoiado por outros líderes presentes na Cúpula. O presidente da Colômbia, Iván Duque, disse que “a Amazônia não é apenas um problema ambiental, mas também um problema econômico e social”. Ele acrescentou que “os países desenvolvidos devem ajudar os países da Amazônia a proteger a floresta e a melhorar a vida das pessoas que vivem ali”.
O presidente do Peru, Pedro Castillo, também disse que “os países desenvolvidos devem cumprir suas promessas de financiamento climático”. Ele acrescentou que “a Amazônia é um patrimônio da humanidade e devemos protegê-la para as gerações futuras”.
A Cúpula dos Países da Amazônia é um importante passo para a proteção da floresta. O pedido de Lula para que os países desenvolvidos paguem pela Amazônia é um passo importante para garantir que a floresta seja preservada e que as pessoas que vivem ali tenham uma vida melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui