Presidente encontra Ursula von der Leyen e António Costa; acordo Mercosul–UE será assinado no sábado sem a presença de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta sexta-feira (16) para o Rio de Janeiro, onde se reunirá com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Segundo o Palácio do Planalto, o encontro terá como pauta temas da agenda internacional e os próximos passos do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), aprovado pelos europeus na semana passada.
Após mais de 25 anos de negociações, o acordo prevê a criação de uma zona de livre comércio que reunirá países com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 22 trilhões, de acordo com os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Em linhas gerais, o tratado estabelece a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação, além da definição de regras comuns para o comércio de bens industriais e agrícolas, investimentos e padrões regulatórios.
Lula foi um dos líderes do bloco sul-americano que participaram das negociações para a conclusão do acordo, que poderá ampliar o acesso a um mercado de cerca de 51 milhões de consumidores.
Apesar disso, o presidente brasileiro não participará da assinatura formal do acordo, marcada para sábado (17), em Assunção, no Paraguai. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enquanto estarão presentes os presidentes do Paraguai, Santiago Peña; da Argentina, Javier Milei; do Uruguai, Yamandú Orsi; e da Bolívia, Rodrigo Paz.
🔗 Fonte:
https://www.cnnbrasil.com.br
#Lula
#UniaoEuropeia
#Mercosul
#PoliticaExterna
#AcordoComercial
#Diplomacia
#Brasil
#UE
#CNNBrasil
#bsbtimes






