manifesto de ex-reitores defende democracia e punição de golpistas — Senado Notícias


A senadora Teresa Leitão (PT-PE) leu, em pronunciamento nesta terça-feira (3), manifesto assinado por 69 ex-reitores de universidades públicas em defesa da preservação e da valorização da democracia. O texto pede a punição dos envolvidos na suposta tentativa de golpe de Estado e no plano de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Teresa destacou que as investigações sobre o caso prosseguem e afirmou que o direito de defesa será assegurado a todos. O manifesto enfatiza que o processo precisa ser rápido, pois “a liberdade dos golpistas e assassinos representa uma perigosa ameaça ao Estado democrático de direito”.

A senadora ressaltou que é preciso dar uma resposta às denúncias, e que as pessoas que planejaram e participaram da suposta tentativa de golpe não podem ficar impunes.

— É assim que a gente pode considerar os patamares de uma reconciliação. É assim que a gente pode considerar os patamares de uma pacificação. Não é simplesmente com anistia. Anistia se dá a quem já está condenado. Quem tem presunção de inocência ou quem é inocente não pede anistia, pede justiça. E é isso que a gente está pedindo: justiça. Quem não estiver comprovadamente envolvido não será condenado, mas quem estiver comprovadamente envolvido deve ser condenado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui