Partido quer medir potencial eleitoral do ex-presidente, apesar de discurso oficial de neutralidade
O MDB pretende incluir o ex-presidente Michel Temer, de 85 anos, na próxima rodada de pesquisas internas do partido para avaliar seu potencial como candidato à Presidência da República em 2026. A informação foi publicada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Estadão.
A iniciativa faz parte de um movimento interno do MDB para testar cenários e nomes próprios para a disputa nacional. As pesquisas internas buscam medir desempenho eleitoral, rejeição e viabilidade política de seus principais quadros.
O movimento ocorre mesmo após o presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP), afirmar que o MDB tende a adotar uma posição de neutralidade caso a eleição volte a se concentrar em um cenário de forte polarização.
Atualmente, as principais pesquisas nacionais apontam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode disputar um novo mandato, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como os nomes mais bem posicionados na corrida presidencial.
Enquanto avalia Temer no plano nacional, o MDB também acompanha os movimentos da ministra do Planejamento, Simone Tebet. Ex-candidata à Presidência em 2022, ela afirmou que deve deixar o governo até março para disputar as eleições.
Cotada para o governo de São Paulo, Tebet disse que conversou com Lula apenas sobre uma possível candidatura ao Senado e que a definição do cargo deve ocorrer antes do Carnaval. “Coloquei na mão do presidente Lula o meu destino político”, declarou.
📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Acompanhe também os Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#MDB #MichelTemer #Eleições2026 #PresidênciaDaRepública #PolíticaNacional #CenárioEleitoral #BastidoresDaPolítica #Brasília #PartidosPolíticos #NotíciasPolíticas






