Messias reage a governadores e põe culpa do tarifaço em Bolsonaro

Ministro da AGU diz que sanções dos EUA foram incentivadas pela família Bolsonaro; governadores rebatem gestão federal

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou neste sábado (26/7) que governadores de direita estão ignorando a atuação da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na origem do aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. Segundo ele, o chamado “tarifaço” teria sido “fomentado traiçoeiramente” pelo clã Bolsonaro.

A declaração foi uma resposta às falas de governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR), durante painel da Expert XP, onde criticaram a condução do governo Lula nas negociações com os EUA. “Fingem ignorar que os sérios prejuízos […] foram fomentados pela família Bolsonaro, clã político apoiado por esses mesmos governadores”, escreveu Messias nas redes sociais.

Durante o evento, os governadores atribuíram à atual gestão federal a responsabilidade pelo agravamento da situação. Ratinho Júnior afirmou: “Hoje temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar. […] O Trump fez isso com China, Índia, Canadá e México”. Para ele, o Brasil deveria parar de “se vitimizar demais”.

Tarcísio de Freitas mostrou preocupação com o impacto da taxação sobre as exportações do estado de São Paulo, especialmente as de laranja. “Estamos conversando com parlamentares e empresas americanas que podem se sensibilizar com o problema. Infelizmente, querem dividir o país”, disse o governador paulista.

Ronaldo Caiado, por sua vez, acusou Lula de agir sem diálogo e criticou a atuação diplomática brasileira. “Nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados. […] Até hoje não mandou ninguém pra fazer o trabalho da chancelaria. Nós estamos sofrendo por uma irresponsabilidade”, declarou o governador de Goiás.

Os governadores também criticaram a política externa do governo federal. Ratinho defendeu o diálogo com os Estados Unidos e atacou declarações sobre desdolarização do comércio. “Uma falta de inteligência”, disse. Tarcísio completou: “Se a gente não agir como adulto, quem perde é o Brasil”. Caiado ainda afirmou que o Itamaraty foi “destruído” e chamou o ministério de “ideológico”.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui