Ministro da Agricultura garante segurança da defesa sanitária para controlar gripe aviária — Senado Notícias


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senador licenciado Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar a gripe aviária. A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira (27), durante audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura (CRA).

— O sistema sanitário brasileiro é, sem sombra de dúvida, o melhor do mundo — afirmou o ministro.

Fávaro lembrou que o vírus da gripe aviária circula no mundo há 30 anos e em granjas comerciais há 19 anos. Nesse período, destacou o ministro, o Brasil era o único entre os grandes produtores mundiais a não registrar o vírus. Ele disse que mesmo diante do registro recente, é possível perceber a robustez e a eficiência do sistema sanitário brasileiro, que controlou o foco e evitou o contágio em outras regiões além do Rio Grande do Sul.

De acordo com o ministro, os Estados Unidos já registraram vários casos de gripe aviária e já chegaram a abater 170 milhões de aves. Fávaro informou que no caso brasileiro foram abatidas 17 mil aves. Ele disse que não é possível “comemorar” esses números, mas é possível perceber a eficiência sanitária do país.

— Precisamos enfrentar essa crise sanitária com total transparência. Confiando no sistema brasileiro, o foco de Montenegro está contido — declarou o ministro, em referência ao município gaúcho onde foi registrado o vírus da gripe aviária.

 Prazo

Conforme o ministro, quando se completar o prazo de 28 dias, de acordo com o protocolo previsto para o caso, será possível declarar o país livre da gripe aviária. O ministro apontou que, dos 160 países que têm comércio com o Brasil, apenas 24 suspenderam as compras do país. Outros 13 suspenderam somente as compras das aves vindas do Rio Grande do Sul.

Fávaro afirmou que, assim que o Brasil for declarado livre do vírus, o ministério pretende fazer a repactuação com os países que suspenderam as compras para que novos negócios sejam fechados.

Segundo o ministro, a população pode continuar consumindo com segurança as aves e os ovos, pois com o cozimento o risco é zero. Ele disse que a suspensão da exportação não é pelo risco do consumo humano, mas sim pelo risco de contaminação para as aves locais.

Fávaro acrescentou que foram chamados 440 novos servidores para o Ministério da Agricultura, o que vai reforçar o sistema de segurança e de vigilância sanitária. Segundo o ministro, já estão sendo tomadas providências para que novos concursados sejam chamados. Ele ainda defendeu mudanças no seguro rural, para uma maior eficiência do serviço.

 Parceria

De acordo com Fávaro, o Brasil poderá usar a crise como oportunidade, pois poderá rever procedimentos e ampliar mercados. Ele também disse contar com o Congresso para trabalhar juntamente com o ministério em favor da agricultura do país.

O ministro pediu a atenção dos parlamentares com dois projetos. Um deles é o que cria uma indenização para fiscais agropecuários trabalharem além do horário normal na fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal (PL 3.179/2024).

O outro é o projeto que cria o Fundo Nacional de Defesa Agropecuária (Fundagro), na forma de associação privada sem fins lucrativos (PL 711/2022). As duas matérias estão sendo analisadas na Câmara dos Deputados em regime de urgência.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) elogiou a atuação de Fávaro como ministro da Agricultura. Ela destacou a agilidade e a efetividade das ações do ministério diante da gripe aviária. Para a senadora, o trabalho tem a ver com a liderança e com uma equipe preparada e dedicada ao serviço público.

— Essa junção de forças faz com que o Brasil seja um destaque mundial — declarou Eliziane. 

 Rapidez

Na visão do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), as medidas tomadas têm se mostrado efetivas. Ele disse estar preocupado, porém, com as dívidas dos produtores agropecuários do Rio Grande do Sul.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) agradeceu ao ministro a rapidez das ações para deter o avanço da gripe aviária, como forma de tranquilizar os produtores gaúchos, os consumidores brasileiros e o mercado mundial.

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) reconheceu o momento delicado para os produtores de aves no país. Vanderlan, no entanto, elogiou a rapidez e a transparência do ministério.

— Estou muito orgulhoso de o senhor fazer parte do meu partido. Quero parabenizar o senhor e toda a equipe do ministério — registrou.

Para o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), a atuação do ministério diante do caso da gripe aviária reafirma a posição do Brasil como o maior exportador de aves do mundo. Ele elogiou a transparência do governo e a “pronta resposta” do ministério diante do caso.

O senador Jayme Campos (União-MT) elogiou o apoio do ministério ao setor agropecuário. Ele quis saber do ministro se há algum plano de ações preventivas nas rotas de aves migratórias, que poderiam trazer o vírus ao país.

Em resposta, Fávaro disse que não é possível controlar a migração das aves. Mas infomou que a fiscalização está atenta a carcaças de aves em regiões estratégicas, como é o caso do Pantanal.

 Interativa

A audiência foi realizada de forma interativa, com a possibilidade de participação dos cidadãos por meio do portal e-Cidadania. Autor do requerimento para a audiência (REQ 25/2025 – CRA), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) dirigiu o encontro e destacou algumas das mensagens que chegaram até a comissão.

A internauta identificada como Silvana, do Distrito Federal, manifestou preocupação com a saúde dos trabalhadores das granjas. Éricka, que se identificou como veterinária de São Paulo, afirmou que, enquanto não houver sustentabilidade ambiental e bem-estar animal, não cessará o perigo das doenças no país. Já Andréa registrou seu descontentamento com a criação de animais para abate: “deixem as galinhas em paz!”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui