Não é piada: Vírus “comedor de ânus” se espalha

Aumento de casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico no Japão gera alerta

Um vírus conhecido popularmente como ‘comedor de ânus’ está se espalhando no Japão, gerando preocupação entre a população. A doença, identificada como síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), já causou a morte de cerca de 30% dos infectados, conforme relatos das autoridades de saúde do país.

Nos primeiros dois meses de 2024, foram registrados aproximadamente 378 casos de STSS no Japão, indicando um aumento significativo em comparação ao ano anterior, que contabilizou 941 casos ao longo do ano. Especula-se que o número de casos em 2024 possa ultrapassar essa marca, levantando sérias preocupações.

FUXICO

Peças feitas a mão que beneficiam tanto quem as produz quanto quem vai recebê-las. Assim podem ser definidas as roupinhas infantis do projeto Costurando o Futuro, confeccionadas por reeducandos da…

O Governo do Distrito Federal (GDF) fez, nesta quinta-feira (22), nova ação coordenada para o atendimento à população em situação de rua, em pontos de Águas Claras e Arniqueira. É…

O Governo do Distrito Federal (GDF) continua investindo na implantação de novas placas de endereçamento e substituição das antigas em diversas regiões administrativas. Nesta quinta-feira (22), as equipes do Departamento…

Nesta quinta-feira (22), foi realizada a primeira reunião da comissão designada por decreto para elaborar plano de prevenção e enfrentamento às ações danosas decorrentes de eventos climáticos no Distrito Federal….

Mesmo com uma derrota de 1 a 0 para o Bolívar (Bolívia) no Estádio Hernando Siles, que fica nos 3.640 metros de altitude da cidade de La Paz, o Flamengo…

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou, na tarde nesta quinta-feira (22), a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/2024 (Pós-Graduação lato sensu em Ciências Policiais), pré-requisito…

Em partida que fechou a 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba foi até a Arena Pernambuco e derrotou o Sport por 1 a 0. Com este…

Um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo pelos policiais militares do Grupo Tático Operacional do 15º Batalhão (GTOP 35) na Rua SL 01, Quadra 10, Setor…

A partir desta sexta-feira (23), estão programados vários eventos esportivos que vão demandar alterações no tráfego de veículos e interdições de vias públicas por parte do Departamento de Trânsito do…

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (22), o decreto que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no âmbito da administração direta e indireta…


A STSS é provocada por uma forma mais grave da bactéria estreptococo A, que pode se manifestar na garganta, na pele, no ânus e nos órgãos genitais, resultando em uma variedade de doenças. Os sintomas incluem febre, dificuldade para respirar, disfunção renal e hepática, pressão arterial baixa, confusão mental, dores musculares, náuseas, vômitos, diarreia e mucosas avermelhadas.

Embora a STSS seja mais comum em idosos com mais de 65 anos, tem-se observado um aumento no número de mortes entre pacientes com menos de 50 anos. Um caso alarmante envolveu um jovem de 14 anos que teve que passar por amputações de mãos e pés devido a complicações da síndrome do choque tóxico, ocorrido em setembro do ano anterior.

Especialistas têm expressado preocupação diante do aumento dos casos, destacando que ainda há muitos aspectos desconhecidos sobre os mecanismos por trás das formas graves e repentinas da infecção por estreptococos. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) afirmou que ainda não há um entendimento completo desses mecanismos e que mais estudos são necessários para compreendê-los.

OPS!

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui