Não é verdade que bancos perdem dinheiro com Pix, diz presidente do BC

Bancos participaram do desenvolvimento da ferramenta de pagamento

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Banco Central (BC) do Brasil, Roberto Campos Neto, disse hoje (11) que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix. De acordo com ele, as instituições financeiras participaram do desenvolvimento da ferramenta de pagamento. Além disso, as eventuais perdas de receita nas transações são compensadas pela abertura de novas contas bancárias e pela menor circulação de papel moeda.

“Eu quero já dizer que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix. Inclusive, a gente deve, em algum momento, soltar algum tipo de estudo mostrando isso. Você tem uma perda de receita em transferência, mas, por outro lado, novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação, o que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, então o transacional aumenta”, disse, em palestra na 32ª edição da Febraban Tech, evento da Federação Brasileira de Bancos, na capital paulista.

Política DF:

BRB estima R$ 2 bilhões em dividendos em 5 anos, após compra do Banco Master Distritais se reuniram com presidente do Banco de Brasília. Parte dos parlamentares defende que a…

07/04/2025 às 21:09, atualizado em 07/04/2025 às 21:16 A partir das 5h, motoristas que transitam na via Epig, sentido Setor Policial, deverão acessar a via que passa por baixo do…

A Secretaria de Obras e Infraestrura vai começar a operação do desvio de trânsito na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), nas proximidades da passarela da Octogonal, nesta terça-feira (8), a…

Recém empossada Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa, a deputada distrital Paula Belmonte visitou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e, em encontro com…

A Secretaria de Economia do DF (Seec-DF) realizou nesta segunda-feira (7) uma audiência pública online para esclarecer a população sobre o processo de elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes…

A 22ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou 2.374 atendimentos ao público feminino em situação de vulnerabilidade, nesta segunda-feira (7), no Nuclão da…

O Conselho de Comunicação Social (CCS) realizou nesta segunda-feira (7) sua última reunião, com a mesma composição (a sexta desde que foi instituído). O presidente Miguel Matos, em seu pronunciamento final,…

Os domingos têm sido de muito público no Jardim Botânico de Brasília (JBB) e na Fundação Zoológico de Brasília (Zoo Brasília). Os espaços considerados cartões-postais do Distrito Federal estão recebendo…

Desde 2016, o 7 de abril é marcado como Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola — data escolhida em alusão ao massacre de Realengo, no…

A terceira edição dos Jogos Universitários Brasileiros Atléticas (JUBs Atléticas) já tem data e locais confirmados. Pela primeira vez a competição será disputada de forma simultânea em duas sedes. Entre…


 

O presidente do BC ressaltou que os bancos entenderam, no processo de construção do Pix, que o sistema seria de “ganha-ganha”, ou seja, todos os participantes sairiam no lucro, e ajudaram na divulgação da ferramenta. “O sistema foi construído por todo o sistema financeiro. Os bancos ajudaram muito, botaram propaganda bonita, fizeram um marketing muito bom.”

Campos Neto ressaltou que a intenção do BC é aumentar a participação da sociedade no sistema bancário nacional. “A gente quer ´bancarizar’, a gente quer competição com inclusão, não é sobre se está ganhando ou está perdendo, todo mundo está ganhando.”

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui