Bancos participaram do desenvolvimento da ferramenta de pagamento
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
O presidente do Banco Central (BC) do Brasil, Roberto Campos Neto, disse hoje (11) que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix. De acordo com ele, as instituições financeiras participaram do desenvolvimento da ferramenta de pagamento. Além disso, as eventuais perdas de receita nas transações são compensadas pela abertura de novas contas bancárias e pela menor circulação de papel moeda.
“Eu quero já dizer que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix. Inclusive, a gente deve, em algum momento, soltar algum tipo de estudo mostrando isso. Você tem uma perda de receita em transferência, mas, por outro lado, novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação, o que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, então o transacional aumenta”, disse, em palestra na 32ª edição da Febraban Tech, evento da Federação Brasileira de Bancos, na capital paulista.
Política DF:
A Polícia Civil do Distrito Federal—PCDF, por meio do trabalho investigativo da equipe da 5ª DP, deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Thanos, com o objetivo de desarticular núcleo interestadual…
Nova teoria propõe explicação para divergências na taxa de expansão do Universo Cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, apresentaram uma nova hipótese durante a Reunião Nacional de Astronomia…
Pela segunda vez no ano, presidente do BC terá que explicar estouro da meta inflacionária; desgaste se soma à turbulência diplomática e econômica causada pelas tarifas dos EUA O presidente…
Estudo do MDIC mostra que sobretaxar produtos americanos seria inócuo e pode prejudicar indústria nacional; governo prepara resposta baseada na nova Lei de Reciprocidade Econômica Diante do tarifaço de 50%…
Alvo inesperado, governo Lula avalia resposta com base na reciprocidade e vê motivação ideológica e eleitoral na medida A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma…
Em tempos de polarização extrema, a cena registrada nesta terça-feira (8) no Plenário do Senado merece destaque. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), uma das vozes mais conservadoras da Casa, fez…
O Vitória anunciou, nesta quarta-feira (9), o acerto com o técnico Fabio Carille, que substitui Thiago Carpini, demitido após a derrota para o Confiança, na noite da última terça-feira (8),…
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu no pronunciamento desta quarta-feira (9), antes da aprovação pelo Plenário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 137/2019, de sua autoria, que reconhece a…
O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (9), elogiou a política de valorização do salário mínimo retomada pelo governo federal. A proposta da Lei de Diretrizes…
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado discutiu na terça-feira (8), em audiência pública, os cortes orçamentários que afetam as agências reguladoras. Segundo os representantes das autarquias, a redução de…
O presidente do BC ressaltou que os bancos entenderam, no processo de construção do Pix, que o sistema seria de “ganha-ganha”, ou seja, todos os participantes sairiam no lucro, e ajudaram na divulgação da ferramenta. “O sistema foi construído por todo o sistema financeiro. Os bancos ajudaram muito, botaram propaganda bonita, fizeram um marketing muito bom.”
Campos Neto ressaltou que a intenção do BC é aumentar a participação da sociedade no sistema bancário nacional. “A gente quer ´bancarizar’, a gente quer competição com inclusão, não é sobre se está ganhando ou está perdendo, todo mundo está ganhando.”
Veja também: