Agência adia missão Artemis II para setembro de 2025; pioneiros astronautas programados para explorar o satélite em nova data
Nesta terça-feira (09), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) anunciou o adiamento do envio de humanos à Lua. A missão Artemis II, prevista inicialmente para novembro de 2024, teve sua data alterada, agora planejada para levar o grupo de astronautas ao satélite natural da Terra em setembro de 2025.
Os astronautas da Nasa, Christina Koch e Victor Glover, serão os pioneiros a pisar na Lua, marcando a primeira mulher e o primeiro homem negro a alcançarem esse feito. Além deles, a equipe da missão inclui Reide Wiseman e o astronauta da Agência Espacial Canadense, Jeremy Hansen.
No mesmo anúncio, a agência espacial informou sobre a próxima missão Artemis III, com previsão de envio a Lua em setembro de 2026. Adicionalmente, a Nasa tem planos para a primeira missão à estação espacial Gateway na Artemis IV, planejada para ocorrer em 2028.
A missão Artemis II representa a primeira iniciativa da Nasa em levar astronautas à Lua desde o término do programa Apollo, em 1972.
“Estamos retornando à Lua de uma forma inédita, e a segurança de nossos astronautas será a principal prioridade da Nasa à medida que nos preparamos para as missões Artemis no futuro”, afirmou Bill Nelson, administrador da agência espacial.