Nasa Nega “Situação de Emergência” na Estação Espacial Após Vazamento de Áudio

Agência Esclarece Mal-entendido Durante Simulação

A Nasa desmentiu, na noite de quarta-feira (12), qualquer situação de emergência médica na Estação Espacial Internacional (ISS), após um vazamento de áudio que sugeria o contrário ter circulado na internet. O áudio, que viralizou, parecia indicar que o comandante da missão estava sofrendo de doença descompressiva.

O áudio capturado mostrava uma conversa entre astronautas e a equipe da Nasa na Terra. Uma voz instruía a equipe a colocar o comandante de volta em sua roupa e prepará-lo para tratamento hiperbárico, além de verificar seu pulso.

Comunicado Oficial da Nasa

A Nasa esclareceu que o áudio era parte de um treinamento e foi acidentalmente transmitido pelo canal oficial. Em um comunicado em sua conta no X (antigo Twitter), a agência espacial afirmou:

“Este áudio foi inadvertidamente redirecionado de uma simulação em andamento, onde membros da tripulação e equipes terrestres treinam para vários cenários no espaço, e não está relacionado a uma emergência real. Os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional estavam no período de sono naquele momento. Todos permanecem saudáveis e seguros”.

Contexto Adicional

O incidente gerou preocupações online, levando a Nasa a cancelar a caminhada espacial programada para quinta-feira (13) e a abordar a questão de como as viagens espaciais afetam a saúde dos astronautas, destacando a importância de ferramentas para análise contínua desses efeitos.

O esclarecimento da Nasa sublinha a importância de distinguir entre simulações de treinamento e situações reais, garantindo que informações corretas sejam comunicadas ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui