Navio iraniano sob sanções dos EUA descarrega 60 mil toneladas de ureia em porto de Santa Catarina

Cargueiro Delruba, ligado a empresa punida por Washington, movimentou carga bilionária; transação pode gerar tensão diplomática

Um navio de bandeira iraniana, sancionado pelos Estados Unidos desde 2018, atracou no Brasil no último fim de semana transportando cerca de 60 mil toneladas de ureia, usada na fabricação de fertilizantes. A embarcação, identificada como Delruba, chegou ao Terminal Portuário de Santa Catarina (TESC) no sábado (4) e concluiu o desembarque da carga nesta quarta-feira (8).

A operação, revelada pelo jornalista Claudio Dantas e confirmada pelo Metrópoles, movimentou um carregamento avaliado em mais de US$ 24 bilhões. O episódio pode colocar o governo brasileiro sob escrutínio internacional, já que o navio e a empresa responsável pela produção da ureia, a Pardis Petrochemical, estão na lista de sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), do governo norte-americano.

As sanções foram impostas como parte da estratégia de Washington para pressionar o regime teocrático do aiatolá Ali Khamenei a negociar o programa nuclear do Irã. A Pardis Petrochemical, estatal iraniana, é acusada pelos EUA de financiar atividades que ameaçam a segurança internacional.

Embora o produto tenha sido exportado pela Eastoil Petrolium Products LLC, dos Emirados Árabes Unidos, o envolvimento de empresas ou governos com entidades sancionadas pelo OFAC pode resultar em retaliações econômicas ou restrições diplomáticas.

O episódio reacende o debate sobre a política externa brasileira e o alinhamento do país em meio à crescente disputa entre Washington e Teerã, especialmente diante da dependência nacional de fertilizantes importados.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui