MP e PM planejam ações para desbaratar conexões criminosas
O Ministério Público de São Paulo e a Polícia Militar estão preparando novas operações visando as conexões entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e os políticos no estado, revelaram fontes próximas à investigação à CNN. As atividades do grupo criminoso na região central de São Paulo podem ser um dos focos.
De acordo com as fontes, o objetivo é desmantelar a ligação que se estabeleceu entre o PCC e as esferas políticas, semelhante ao observado nas linhas de ônibus em São Paulo e em outros setores de cidades do Alto Tietê e do litoral paulista. Apenas na operação realizada hoje (16), o esquema movimentava R$ 200 milhões, conforme apurado pela rede CNN.
“Chegou a hora da limpeza”, declara uma fonte. “É todo um ecossistema criminoso para lavar dinheiro do PCC via serviços públicos, o que compromete muito a segurança da população”.
As investigações apontam que o PCC financia campanhas de vereadores e prefeitos por meio de caixa dois, os quais, posteriormente, organizam licitações fraudulentas de serviços públicos vencidas por empresas vinculadas ao grupo. Os serviços públicos tornaram-se um meio para o PCC lavar dinheiro, corrompendo políticos.
Medidas de austeridade de Javier Milei mostram resultados impressionantes na economia A Argentina registrou uma expressiva desaceleração da inflação em 2024, encerrando o ano com uma taxa anual de 117,8%….
A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) alterou as datas da 52ª edição da Corrida de Reis. Em razão da coincidência com o jogo entre Flamengo e…
Invictos na Champions League das Américas, os times de basquete do Flamengo e Minas avançaram às quartas de final, antes mesmo do início da última janela de confrontos da fase…
O SBT conquistou ótimos índices de audiência em três capitais com o Programa Silvio Santos no último domingo (12). A atração de Patrícia Abravanel chegou a ficar na liderança por…
O Distrito Federal é uma referência internacional em ações pela integração social de pessoas migrantes. O reconhecimento destas iniciativas, coordenadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), será feito nesta…
14/01/2025 às 18:47, atualizado em 14/01/2025 às 18:54 Oportunidades incluem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários até R$ 2,2 mil, com benefícios Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília |…
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) iniciou, nesta segunda-feira (13), a entrega do Cartão do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf), ferramenta que viabilizará a gestão de…
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs) e integrada à Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury Maia…
Nesta terça-feira (14), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires, gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), sediou a primeira edição do projeto…
Luiz Alano está fora do SBT. O narrador diz que a decisão partiu dele e o canal paulista insiste que tudo aconteceu em “comum acordo”, termo que tem sido usado…
Além disso, estão previstas novas fases das investigações envolvendo as empresas de ônibus urbano Transwoff e UPBus, suspeitas de também serem utilizadas na lavagem de dinheiro do PCC. O vereador Milton Leite (União Brasil) e o deputado federal Jilmar Tatto (PT) foram ouvidos no processo como testemunhas.
Para evitar vazamentos e corrupção, as operações estão sendo conduzidas diretamente pela Polícia Militar de São Paulo e pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo, sem a participação da Polícia Civil.
O trabalho é supervisionado diretamente pelo secretário de segurança pública, Guilherme Derrite, e pelo governador Tarcisio de Freitas (Republicanos).