Novo centro de supervisão operacional reforça qualidade no transporte público do DF


A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) receberam, nesta quinta-feira (7), a visita técnica dos deputados membros da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTU) e da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) para apresentar o novo Centro de Supervisão Operacional (CSO).

O centro de alta tecnologia foi criado para monitorar o Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) do DF, promovendo mais controle e eficiência nos serviços oferecidos à população. O CSO, que emprega ferramentas avançadas para supervisão em tempo real, possibilita o acompanhamento de aspectos fundamentais como pontualidade, segurança e eficiência das operações de transporte.

O centro de alta tecnologia foi criado para monitorar o Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) do DF, promovendo mais controle e eficiência nos serviços oferecidos à população | Foto: Divulgação/ TCB

“A operação em si é de responsabilidade das operadoras, que têm essa atribuição delegada pela concessão. Elas controlam linhas, horários, motoristas e a saída de veículos. Nosso papel é supervisionar e garantir que todos os critérios contratuais sejam cumpridos, assegurando a qualidade do transporte para o usuário”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

De acordo com a Portaria Conjunta nº 02, de 14 de junho de 2024, a Semob delegou à TCB o gerenciamento integral do CSO, que será responsável por monitorar 100% da frota de ônibus urbano do DF. Essa nova atribuição vem somar-se à supervisão do transporte escolar da rede pública e dos programas DF Acessível, voltado para pessoas com deficiência, e DF Acessível TCB – Hemodiálise.

Membros da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana e da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara dos Deputados conheceram o novo Centro de Supervisão Operacional | Foto: Divulgação/ Renzo Vernay

“O CSO não se limita a beneficiar diretamente os cidadãos; ele também contribui para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva. Essa ampliação de serviços reforça nosso compromisso com a excelência e reafirma o papel da TCB como uma empresa pública que valoriza o direito à mobilidade para todos”, destacou o diretor-presidente da TCB, Chancerley de Melo Santana.

Atualmente, cerca de 2.900 veículos estão integrados ao STPC, operando com precisão por meio das transmissões diretas das operadoras. Cada uma possui seu próprio centro de monitoramento, todos conectados ao sistema central da TCB, garantindo um sistema de backup para falhas e permitindo um acompanhamento contínuo das operações.

A equipe do CSO analisa o status de cada linha, observando dados como atrasos, antecipações e tempos de parada, ajustando o serviço em tempo real para manter a
pontualidade e a regularidade dos ônibus.

“Com o CSO, elevamos o nível de acompanhamento: não dependemos mais de relatórios físicos ao final do dia. Agora, temos uma visão precisa da operação em tempo real, o que possibilita intervenções imediatas e uma avaliação direta da qualidade do serviço prestado aos usuários”, ressaltou o secretário Zeno Gonçalves.

Essa supervisão em tempo real permite à TCB ajustar os intervalos entre os ônibus, otimizando o fluxo de embarque e desembarque e proporcionando maior previsibilidade aos passageiros. Com isso, os usuários passam a contar com informações sobre a previsão de chegada dos ônibus e as melhores opções para reduzir o tempo de espera. “Como servidores públicos, temos o compromisso de garantir que cada ação contribua para melhorar o transporte e oferecer um serviço digno à população”, reforçou Chancerley Santana.

*Com informações da Semob-DF



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