Na retomada econômica, o meio mais sustentável é cuidar das nascentes e do tratamento dos resíduos sólidos
Em visita à Secretaria de Meio Ambiente com o Dr. Wagner Marciano, tivemos o conhecimento do programa de revitalização das nascentes da Lagoa Formosa e da reestruturação do Aterro Sanitário do município, duas vertentes sustentáveis do município: água e o lixo.
O secretário João Ludugero tem feito várias diligências para fazer levantamentos ambientais e preparou um programa de revitalização das nascentes para melhorar a qualidade da água naquela região e fortalecer o ecoturismo e o agronegócio.
No caso da reestruturação do aterro sanitário, Ludugero quer fortalecer o reaproveitamento seletivo de resíduos seco e úmido e, com isso, gerar recursos para a implantação da economia circular, seguindo os parâmetros do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, reaproveitando o orgânico para geração de energia e o reciclável para geração de trabalho e renda.
A prefeitura do município de Planaltina Goiás demonstrou estar bem preparada para a governança e a governabilidade com projetos importantes para o desenvolvimento sustentável.
Helio Rosa para o BSB TMES