Neste último sábado dia 12, ocorreu uma das maiores reuniões com a presença de mais de 290 lideranças de idosos de vários cantos do Distrito Federal.
O Evento foi organizado pela Comissão de Defesa do Idoso da OAB-DF/Subseção Riacho Fundo e Recanto, em parceria com várias entidades representativas dos idosos, inclusive com o Fórum Permanente 60+, e também contou com o apoio da Administração Regional do Recanto das Emas, na pessoa do Administrador Carlos Dalvan. Também esteve por lá o Presidente do Ibran, Roney Nemer e o Assessor da Vice Governadoria, Estevão Reis e do Grupo PROVID da PMDF – Policiamento de Prevenção Orientado a Violência Doméstica e Familiar.
O Presidente da Comissão de Defesa do Idoso, o Advogado e ex. Deputado Marco Lima, relatou que várias sugestões, reclamações e denúncias dos idosos e suas lideranças, foram anotadas e gravadas pela Diretoria da Comissão, em especial pelas Advogadas, Dra.Rosany, Dra. Rosângela e Dra. Silvana.
Lideranças de Entidades de vários locais do DF tais como: Aninha e Grace do Fórum Permanente 60+; Magnólia do Riacho Fundo; Alípio de Planaltina; Francisca de Ceilândia; Iza do Paranoá e Itapoã; Terezinha da Capoterapia de Santa Maria; Zenilde do Recanto das Emas; Silvana do CCI da cidade; Gabi do Grupo Mulheres Cristãs do Brasil; Meira de Vicente Pires; Francisca do P.Norte; Francisco do Grupo Calebe, relataram vários assuntos e problemas enfrentados pelos idosos.
Ver essa foto no Instagram
Essas e outras lideranças, fizeram diversos tipos de denúncias e propostas à Comissão de Defesa do Idoso, para um melhor atendimento aos idosos em todo o DF, bem como, relataram diversos tipos de violências sofridas por eles no dia à dia.
O Presente da Comissão de Defesa do Idoso, o Advogado Marco Lima, ao lado da Dra. Priscila, Presidente da Subseção da OAB, apoiadora incondicional da Audiência Pública, afirmou que a Comissão irá produzir um relatório bastante substancial do que foi relatado pelos idosos e suas lideranças na Audiência Pública e que este relatório será encaminhado juntos por ambos ao Presidente da OAB-DF, Dr. Paulo Maurício, para que a Comissão de Defesa do Idoso juntamente com a Ordem dos Advogados, possam fazer chegar às mãos do Governador Ibaneis e sua Vice Celina, bem como, da Câmara Legislativa do DF e do próprio TJDFT, para que sejam tomadas todas as providências cabíveis a cada um dos entes públicos.
Sabemos que o GDF e a CLDF tem se preocupado com os idosos do DF, mas devido aos relatos que recebemos nesta primeira Audiência Pública, percebemos que ainda há muito o que ser feito por esta camada tão expressiva e importante da população. Iremos fazer chegar às autoridades, tudo o que ouvimos e vimos nesta Audiência. Nossa Comissão de Defesa do Idoso será uma parceira das autoridades para que uma política pública aos idosos seja eficaz aos anseios daqueles que não tem tempo para esperar, afirma Marco Lima.
Nosso veículo de comunicação, está atento aos acontecimentos no que tange aos nossos idosos. Vamos acompanhar de perto as providências a serem tomadas. Parabéns aos membros desta importante Comissão de Defesa do Idoso.