Operação de acolhimento a pessoas em situação de rua passa pelo Cruzeiro


03/10/2024 às 16:23, atualizado em 03/10/2024 às 16:40

Ação coordenada de órgãos do GDF oferece serviços em saúde, educação e assistência social

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

A força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) para acolher as pessoas em situação de rua teve continuidade nesta quinta-feira (3). Desta vez, as equipes estiveram em um ponto próximo à Feira Permanente do Cruzeiro para oferecer diversos serviços, como educação e assistência social. Durante a operação, foi recolhido um caminhão de entulho e inservíveis e três pessoas foram atendidas pelas equipes do governo.

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços, incluindo saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual | Foto: Divulgação/Agência Brasília

As operações de acolhimento envolvem diversas secretarias e órgãos, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal). Participam também a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Conselho Tutelar.

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços, incluindo saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também é oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, além do cadastro para unidades habitacionais, também estão disponíveis.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão das ações de abordagem à população de rua pelo Supremo Tribunal Federal no último ano. As ações de acolhimento começaram a ser implementadas após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

03/10/2024 - Operação de acolhimento a pessoas em situação de rua passa pelo Cruzeiro



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui