A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por intermédio da 5ª DP, deflagrou a Operação Pinocchio, nesta sexta-feira (9), e cumpriu dois mandados de busca e apreensão. A operação tem o objetivo de desmantelar um esquema criminoso envolvendo falsas comunicações de crime e estelionato. Os alvos foram uma mulher, de 54 anos, e sua filha, de 34 anos, que residem em Brasília.
As investigações resultaram na expedição de mandados de busca e apreensão nos domicílios das suspeitas, onde foram recolhidos celulares e outros dispositivos eletrônicos que podem conter provas adicionais do esquema.
A operação é resultado de uma investigação que teve início, em fevereiro de 2024, após uma série de ocorrências de roubo de celulares e cartões de crédito serem registradas pela mãe e sua filha. Isso despertou suspeitas dos policiais da Seção de Investigação de Crimes Violentos da 5ª DP. O que inicialmente parecia ser uma sequência, de má sorte, logo se revelou uma trama arquitetada para enganar seguradoras e instituições bancárias, pois foram registrados pelo menos 50 boletins de ocorrência nos últimos anos.
As diligências realizadas foram complexas e envolveram a análise de dados de celulares, registros de transações financeiras e até o acompanhamento dos IMEIs dos aparelhos alegadamente roubados.
No decorrer do trabalho investigativo, a equipe conseguiu concluir que era a fillha que usava o nome da mãe para registrar as ocorrências. Nesta operação, a suspeita confessou que registrava as ocorrências para poder receber o dinheiro do seguro. Ela também usava o nome da mãe em várias ocorrências, sem o conhecimento da genitora. As ocorrências foram registradas tanto no DF quanto em Goiás.
A filha irá responder por múltiplos crimes de falsa comunicação de crime e estelionato. A soma dos prejuízos causados às vítimas do golpe, incluindo instituições financeiras, ultrapassa os R$ 91 mil.
Assessoria de Comunicação/PCDF
PCDF, excelência na investigação!