Atividade visa prevenir os crimes contra a vida. Só em 2022, as forças já abordaram mais de 6,5 mil pessoas na ação
Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo
Na mesma semana em que Sobradinho abriga a oitava edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), a região administrativa recebe a Operação Quinto Mandamento, que atuará também em Sobradinho II e Fercal. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, a ação tem como objetivo reduzir os crimes contra a vida, com abordagens preventivas e repressivas.
A operação foi oficialmente iniciada na noite desta sexta-feira (6), com solenidade comandada pelo secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, na estrutura da CSP, nas proximidades da Galeria Central de Sobradinho.

“A expectativa é de que realmente a gente consiga reduzir os índices criminais. É uma fiscalização que integra as forças e traz segurança à nossa população”, destacou o secretário de Segurança Pública. Segundo Júlio Danilo, durante a passagem da Cidade da Segurança em Sobradinho, houve redução de 47% dos crimes. Com a Operação Quinto Mandamento, espera-se uma diminuição ainda maior.
Segundo Júlio Danilo, durante a passagem da Cidade da Segurança em Sobradinho, houve redução de 47% dos crimes. Com a Operação Quinto Mandamento, espera-se uma diminuição ainda maior
Veja também:
Até domingo, um efetivo de 300 servidores atuará nas ruas. Participam da operação as polícias Militar (PMDF), Civil (PCDF) e Rodoviária (PRF-DF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Secretaria DF Legal, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), o Instituto Brasília Ambiental e a Vigilância Sanitária.

A atuação é feita em subdivisões. A primeira é a fiscalização dos bares, onde avalia-se questões como o uso da área pública e a documentação. A outra vertente é a intensificação do policiamento na área. Também há a blitz de trânsito pela BR-020. A missão, em todas as circunstâncias, é combater e coibir ações criminosas.
“Fazemos o trabalho preventivo e repressivo, se for o caso. Esse policiamento vai aparecer por toda a cidade para garantir segurança e evitar ocorrências”, explicou o tenente-coronel Alexandre, comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar. “Também fazemos um trabalho educativo de orientar a população, mas, principalmente, queremos garantir essa sensação de segurança”, acrescentou.
Histórico

Criada em julho de 2020 e parte do programa DF Mais Seguro, a operação acumula mais de 27 mil abordagens. Só em 2022, de janeiro até maio, foram 6.785.

As abordagens têm caráter preventivo e são parte da rotina policial. São feitas ações como apreensões de armas e drogas e recuperação de veículos, celulares e outros itens furtados ou roubados. O objetivo é resguardar a própria população.
A operação é desenvolvida com base em estudos de manchas criminais e relatórios de inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
A TV Brasil exibe, nesta terça-feira (27), o confronto entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco-ES pelo Campeonato Capixaba 2026. A partida vai ao ar para todo o país, com sinal gerado pela emissora parceira…
O governo federal decidiu prorrogar até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do Instituto Nacional…
Lançada nesta segunda-feira (26/1), a plataforma IA Contra o Crime representa um grande salto tecnológico na forma como o Governo de Goiás combate a criminalidade. Isso porque, pela primeira vez,…
Projeto une podcast, curso EAD e mentorias para fortalecer a comunicação, a inovação e a economia circular das organizações do 3° setor O lançamento do projeto Podcast Inova 3º Setor…
Calendário mantém ainda a opção de pagamento em parcela única sem desconto no segundo semestre (Foto: Denis Marlon) Mais de 136,9 mil veículos tiveram o IPVA 2026 quitado antecipadamente em…
Bíblia é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial de Brasília Publicado em 26/01/2026 16h00 Foto: Carolina Curi/Agência CLDF Sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, a Lei distrital nº 7.804/2025 declara a…
“Noções de primeiros socorros” fará parte dos temas de concursos públicos no DF Editais de concursos realizados pela administração pública do Distrito Federal terão de trazer a disciplina Promulgada pela…
Sorteio de 452 moradias do Programa Pra Ter Onde Morar/Casas a Custo Zero vai contemplar famílias de Hidrolândia, Jandaia, São Luís de Montes Belos e Aruanã nesta terça-feira (27/01) (Fotos:…
Um torcedor morreu após ser atropelado por um veículo da tropa de choque da Polícia Militar, na noite deste domingo (25), em Itaquera, no estacionamento da Neo Química Arena, estádio…
Oficina Ortopédica estará em Aparecida de Goiânia de 26 a 30 de janeiro, para a entrega de 284 dispositivos ortopédicos (Foto: Juliana Saran/ Crer) A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro…






