Atividade visa prevenir os crimes contra a vida. Só em 2022, as forças já abordaram mais de 6,5 mil pessoas na ação
Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo
Na mesma semana em que Sobradinho abriga a oitava edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), a região administrativa recebe a Operação Quinto Mandamento, que atuará também em Sobradinho II e Fercal. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, a ação tem como objetivo reduzir os crimes contra a vida, com abordagens preventivas e repressivas.
A operação foi oficialmente iniciada na noite desta sexta-feira (6), com solenidade comandada pelo secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, na estrutura da CSP, nas proximidades da Galeria Central de Sobradinho.

“A expectativa é de que realmente a gente consiga reduzir os índices criminais. É uma fiscalização que integra as forças e traz segurança à nossa população”, destacou o secretário de Segurança Pública. Segundo Júlio Danilo, durante a passagem da Cidade da Segurança em Sobradinho, houve redução de 47% dos crimes. Com a Operação Quinto Mandamento, espera-se uma diminuição ainda maior.
Segundo Júlio Danilo, durante a passagem da Cidade da Segurança em Sobradinho, houve redução de 47% dos crimes. Com a Operação Quinto Mandamento, espera-se uma diminuição ainda maior
Veja também:
Até domingo, um efetivo de 300 servidores atuará nas ruas. Participam da operação as polícias Militar (PMDF), Civil (PCDF) e Rodoviária (PRF-DF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Secretaria DF Legal, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), o Instituto Brasília Ambiental e a Vigilância Sanitária.

A atuação é feita em subdivisões. A primeira é a fiscalização dos bares, onde avalia-se questões como o uso da área pública e a documentação. A outra vertente é a intensificação do policiamento na área. Também há a blitz de trânsito pela BR-020. A missão, em todas as circunstâncias, é combater e coibir ações criminosas.
“Fazemos o trabalho preventivo e repressivo, se for o caso. Esse policiamento vai aparecer por toda a cidade para garantir segurança e evitar ocorrências”, explicou o tenente-coronel Alexandre, comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar. “Também fazemos um trabalho educativo de orientar a população, mas, principalmente, queremos garantir essa sensação de segurança”, acrescentou.
Histórico

Criada em julho de 2020 e parte do programa DF Mais Seguro, a operação acumula mais de 27 mil abordagens. Só em 2022, de janeiro até maio, foram 6.785.

As abordagens têm caráter preventivo e são parte da rotina policial. São feitas ações como apreensões de armas e drogas e recuperação de veículos, celulares e outros itens furtados ou roubados. O objetivo é resguardar a própria população.
A operação é desenvolvida com base em estudos de manchas criminais e relatórios de inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
Celina não assinou, mas sentou à mesa do estrago Celina Leão diz que não sabia. Diz que não foi consultada. Diz que soube pela imprensa. Do ponto de vista estritamente…
Levantamento internacional coloca o Brasil na 7ª posição entre os países sexualmente mais ativos Um novo estudo internacional reuniu dados de diferentes pesquisas sobre a média anual de relações sexuais…
O que interessa é isso aqui: SIGA ELA AQUI!
Encontro ocorreu em dezembro de 2024 e foi articulado por Guido Mantega, segundo apuração da imprensa O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu em dezembro de 2024…
Resultado equivale a 3,02% do PIB e reflete aumento dos gastos do país no exterior O déficit das contas externas do Brasil somou US$ 68,8 bilhões em 2025, segundo dados…
Demissão sem justificativa técnica provoca crise interna e levanta questionamentos sobre autonomia do instituto Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entregaram cargos de chefia em reação à…
Representação cita contrato do escritório da esposa do ministro e aquisição de imóvel em Brasília O Senado Federal recebeu, nos últimos dias, um pedido de impeachment contra o ministro do…
Governador recua da disputa em meio a temores sobre nova fase da operação Compliance Zero O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comunicou a aliados próximos que não será…
A TV Brasil exibe, nesta terça-feira (27), o confronto entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco-ES pelo Campeonato Capixaba 2026. A partida vai ao ar para todo o país, com sinal gerado pela emissora parceira…
O governo federal decidiu prorrogar até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do Instituto Nacional…






