Operação Shockwave: PCDF desarticula grupo criminoso que aplicou golpe de R$ 207 mil em idosa

A Polícia Civil do DF—PCDF, por intermédio do trabalho investigativo da equipe da 9ª DP, com apoio da da Polícia Civil de Goiás— PCGO, deflagrou, nesta manhã (8), a Operação Shockwave para desarticular um grupo criminoso especializado em aplicar golpes em idosos. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e realizados sete bloqueios de contas bancárias em Goiânia e cidades vizinhas.

Um dos crimes praticados pelo grupo envolveu uma idosa, de 71 anos, que teve um prejuízo de mais de R$ 207 mil. A vítima foi contatada por telefone por criminosos que se passaram por funcionários da Central de Segurança do seu banco. Utilizando técnicas fraudulentas, os golpistas conseguiram induzir a idosa a fornecer acesso remoto ao seu celular, permitindo que os investigados realizassem diversas transações bancárias fraudulentas.

A vítima não conseguiu o estorno dos valores pelo banco, uma vez que concedeu acesso ao seu celular aos criminosos e agora suporta essa dívida e os juros.

A investigação conseguiu identificar os líderes responsáveis pelo golpe, bem como terceiros que emprestaram suas contas bancárias para receber os valores desviados. Com os elementos colhidos durante as buscas há possibilidade de identificação de outros golpes perpetrados pelo mesmo grupo.

“A PCDF alerta a população sobre a importância de não fornecer informações pessoais por telefone e de desconfiar de qualquer contato que solicite dados bancários”, afirmou o delegado responsável pela investigação, Erick Sallum.

Os criminosos irão responder pelos crimes de associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro com penas que somam mais de 15 anos.

A ação de hoje demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater o crime organizado e proteger os cidadãos, principalmente os mais vulneráveis, ressaltou o delegado.

Assessoria de Comunicação/DGPC

PCDF, excelência na investigação!



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui