Operação Sossego flagra três motociclistas alcoolizados – Departamento de Trânsito


Além de verificar o escapamento das motos, os agentes observam a documentação e as condições em que se encontram o veículo e o condutor

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 19/3/2025) – Na noite desta terça-feira (18), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou mais uma Operação Sossego. Desta vez, a ação aconteceu em Taguatinga e abordou 250 motociclistas. Entre as abordagens, 100 motociclistas se submeteram ao teste de alcoolemia e três foram autuados por conduzir veículo sob influência de álcool.

 

Durante a ação, os agentes ainda flagraram outros condutores em situação irregular: quatro não habilitados, quatro habilitados em outra categoria e cinco com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias.

 

“Inicialmente programada com foco na fiscalização de motos com escapamento alterado, cujo barulho incomoda muito os moradores, a ação também observou outras questões que interferem na dinâmica do trânsito, como a documentação e as condições em que se encontravam os veículos e os condutores”, explicou o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da região Oeste, Wesley Cavalcante.

 

Foram autuados 13 condutores que conduziam motocicleta com escapamento alterado, cinco com sistema de iluminação alterado e outros 25 por infrações diversas. No total, 21 veículos foram removidos ao depósito.

 

Mais sossego e segurança

A Operação Sossego, lançada em janeiro de 2020, tem como objetivo principal combater o excesso de barulho provocado por motocicletas com escapamentos irregulares, trazendo mais conforto aos moradores. A ação é uma das mais pedidas pela população nos canais de Ouvidoria e nas redes sociais.

 

De acordo com o artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro, quem for flagrado conduzindo veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, comete infração grave e é penalizado com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, além de ter seu veículo retido para regularização.

 

Ao fiscalizar documento e condições do condutor e dos veículos, a ação acaba por promover também mais segurança viária nas vias urbanas do DF.



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui