Partidos da oposição em Portugal pediram nesta quarta-feira (3) que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa utilize seu poder para dissolver o Parlamento após um crescente escândalo envolvendo a companhia aérea estatal TAP.
Por Rogério Cirno
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, que supervisiona a TAP, apresentou sua demissão na terça-feira (2), mas o primeiro-ministro António Costa decidiu mantê-lo no cargo, apesar da clara posição de Rebelo de Sousa, que queria o ministro demitido.
“A única forma de restaurar a normalidade democrática é dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas”, disse Rui Rocha, líder do partido Iniciativa Liberal. O governo socialista de Costa conquistou uma maioria parlamentar absoluta na eleição de janeiro de 2022, mas sua terceira gestão consecutiva tem sido atormentada por instabilidades, mesmo após avanços no setor econômico.
O escândalo da TAP envolve a indenização irregular de um ex-membro do conselho da empresa, o que resultou na demissão de mais de 10 ministros e secretários de Estado no ano passado. A oposição agora espera que Rebelo de Sousa use sua influência para resolver a crise em torno da TAP e restaurar a confiança pública nas instituições governamentais.
Veja também:
Vídeo +18: menina russa exgera na vodka e paga calcinha
Quem gosta de pirulito? Tarimia adora chupar um
As definições de abundância acabam de ser atualizadas – Mylena Albuquerque
O que quê a peruana tem: Liz Andrade