Por Rogério Cirino
Em tempos onde palavras de homens (que deviam ser) sérios são levadas na brincadeira e piadas de humoristas são levadas a sério é interessante relembrar o uso desse adjetivo na arte, sobretudo na música, este que tão bem se aplica em vários casos de nossa relação sociedade-estado, sobretudo na política.
A linsta é do “Brogue do Cassano“, e no final deixamos um link para quem quiser aprecisar o maior clássico da “música engajada” no Brasil, uma verdadeira ode à nossa relação com o poder – FDP d Ultrage a Rigor.
1. Faroeste Caboclo – Legião Urbana
“Jeremias, eu sou homem. coisa que você não é
E não atiro pelas costas não
Olha pra cá filha-da-puta, sem-vergonha
Dá uma olhada no meu sangue e vem sentir o teu perdão”
— Simplesmente libertador. O que mais dizer pro safado que te mete bala nas costas? Me lembro quando essa música tocava na Rádio Cidade (RIP), e o f.d.p. era substituído por um apito. Aí era hora de cantar a plenos pulmões e, quando a mãe vinha brigar, a resposta era sempre a mesma: “É a música, mãe!”
2. Papai Noel Velho Batuta – Garotos Podres
“Papai Noel velho batuta
Rejeita os miseráveis
Eu quero matá-lo!
Aquele porco capitalistaPresenteia os ricos
E cospe nos pobres
Presenteia os ricos
E cospe nos pobres.”
— Pérola do punk brasileiro, esse hit dos garotos podres é sublime porque a letra NÃO fala f.d.p. Mas a rima é inevitável. E punk que se preze não despreza uma rima que termine com “uta”.
3. Filha da puta – Ultraje a Rigor
“Filha da puta
É tudo filho da puta.”
— Pra mim, não tem Roberto DaMatta, não tem Vinícius, nem Gilberto Freire. O maior pensador e filósofo sobre o brasileiro é o Roger, do Ultraje. Essa música resume o que a gente pensa, se não dos brasileiros, mas dessa corja que nos governa.
4. Esporrei na manivela – Raimundos
“Entrei no trem, esporrei na manivela
Cobrador filha-da-puta me jogou pela janela”
— Essa é a música com mais palavrões por metro quadrado do mundo. O legal aqui é que, perto dos outros termos na letra, o “filha-da-puta” chega a ser singelo. É quase um “papai me dá um abraço?”.
5. Vossa excelência – Titãs
“Senhores!
Senhores!
Senhores!
Minha Senhora!
Senhores!
Senhores!
Filha da Puta!
Bandido!
Corrupto!
Ladrão!”
— De novo, eles! Os maiores, os conhecidos. Os verdadeiros filhos da puta dessa terra de Cabral. Como se escreve f.d.p. na urna eletrônica?